Estão definidas as quatro melhores equipes do Campeonato Paulista 2023. Para espanto geral, apenas o Palmeiras se garantiu nas semifinais e ainda viu, de camarote, os rivais se despedirem precocemente da disputa.
Depois do Santos, que sequer se classificou às fases finais, Corinthians e São Paulo caíram nos pênaltis, respectivamente, para Ituano e Água Santa. Esta é apenas a segunda vez em toda a história em que apenas um dos gigantes do estado marca presença nas semis.
Há quase 40 anos, em 1985, o regulamento do Paulistão contava com dois longos turnos que totalizavam 38 partidas. O São Paulo avançou com a melhor campanha e foi acompanhado por equipes tradicionais, porém fora do eixo dos grandes: Portuguesa, Ferroviária e Guarani fecharam os quatro primeiros e chegaram ao mata-mata. Tanto a Lusa, quanto o Bugre, viviam outros tempos e faziam frente aos principais clubes do país.
Naquela edição, os Menudos do Tricolor bateram o Guarani nas semis, com um empate na ida e um triunfo na volta, e levantaram o troféu com dois resultados positivos contra a Lusa na decisão.
Enquanto os rivais patinam, o Palmeiras segue em ritmo inabalável. A classificação diante do São Bernardo rendeu um recorde para o Verdão, que se tornou o primeiro clube a atingir as semifinais do estadual em dez temporadas consecutivas.
Por outro lado, o Corinthians se despediu do Paulista nas quartas de final e, pela primeira vez desde 2014, não foi uma das quatro melhores equipes da disputa. O São Paulo vinha em boa sequência, com dois vices e um título nos últimos quatro anos, mas parou nas quartas de final pela terceira vez nos últimos dez anos (2020, 2016 e 2014).
Por fim, o Santos vive sua pior sequência em 100 anos de disputa do Paulistão. Pela primeira vez na história, o time da Vila Belmiro completou três anos sem atingir a fase de mata-mata no Paulistão.
Principal força do estado nos últimos anos, o Palmeiras têm (mais um) motivo para sorrir. O alviverde imponente segue implacável e, agora, tem caminho aberto para levantar mais um troféu sob o comando de Abel Ferreira.
Fonte: Ogol
Comentários