Quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões, o futebol português nunca viu duas de suas equipes avançarem juntas para as quartas de final da competição. Com o Benfica já classificado, após passar pelo Club Brugge, resta ao Porto ajudar para que esta página seja escrita na história. Para isso, os Dragões precisam reverter a vantagem simples construída pela Internazionale, em jogo vencido por 1 a 0 em Milão.
No primeiro encontro entre Porto e Inter, decorrido no dia 22 de fevereiro, a derrota dos portugueses teve sabor ainda mais amargo do que o habitual. A partida estava empatada até quatro minutos antes dos acréscimos, em um confronto equilibrado, que acabou sendo decidido por um gol de Lukaku. O belga, primeiro, subiu livre entre a marcação e carimbou a trave, mas depois teve a sorte de a bola sobrar nos seus pés no rebote e, então, não perdoou.
Apesar de estar em vantagem, a Inter não vive grande fase. Após aquele triunfo, jogou três jogos e perdeu dois deles, inclusive o último, quando foi derrotada pela Spezia. O Porto, por sua vez, não teve lá um retrospecto muito melhor, perdeu em casa contra o modesto Gil Vicente, mas ganhou seus dois últimos jogos, um contra o Chaves e outro com certa dificuldade diante do Estoril.
Em um retrospecto recente, o Porto vem com desempenho melhor que a Inter na Champions. Nos últimos dez anos, os Dragões conseguiram avançar três vezes para as quartas de finais, e pararam por aí. A Internazionale, enquanto isso, foi a última vez para as quartas de final em 2010/11, um ano depois de seu último título na competição.
Na história da Liga dos Campeões, o Porto tem dois títulos, tendo chegado, pelo menos nas quartas de final em 10 oportunidades. Curiosamente, nessas dez vezes, nunca coincidiu com o maior rival, o Benfica.
As Águias, também bicampeãs da Champions, tem ainda mais participações nas fases mais avançadas da competição – 19 vezes chegaram, ao menos, nas quartas de final.
O fato de Benfica e Porto nunca terem estado juntos nessa fase é, em parte, explicado pela gangorra de poder do país. O time de Lisboa era a principal potência não só de Portugal, como também uma das principais da Europa na década de 1960. Além dos dois títulos, o Benfica foi três vezes vice-campeão. O Porto, por sua vez, só foi chegar em sua primeira quartas de final em 1986/87, quando terminou como campeão. Depois, o segundo título veio em 2003/04.
Fonte: Ogol
Comentários