Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_img
InícioESPORTESReta final dos estaduais marca queda dos invictos; restam quatro da elite...

Reta final dos estaduais marca queda dos invictos; restam quatro da elite nacional

spot_img

80% dos clubes que vão disputar o Campeonato Brasileiro deste ano já sofreram, ao menos, uma derrota na temporada. O último invicto a cair foi o Atlético Mineiro, que perdeu no domingo (12) o jogo de ida na semifinal do estadual para o Athletic. Agora, os únicos invictos em 2023 são América, Athletico, Grêmio e Palmeiras.

Antes da invencibilidade do Galo cair, outro clube que compunha a “turma dos invictos” era o Internacional, mas o primeiro revés do Colorado foi ainda na semana anterior. A derrota aconteceu no Campeonato Gaúcho, para o rival Grêmio.

Curiosamente, a maior invencibilidade vigente da elite não é de um clube invicto. Explica-se. O Goiás, que tem uma derrota na temporada, ocorrida no dia 15 de janeiro, não perdeu deste então e vem em uma sequência de 15 jogos sem perder. O aproveitamento do Esmeraldino está entre os melhores de 2023, com 78% dos pontos ganhos (12 vitórias, quatro empates e uma derrota).

A um mês do início do Brasileirão, o clube que tem o melhor aproveitamento é o Athletico Paranaense. Imbatível, o Furacão ganhou 12 dos 13 jogos que disputou, e só empatou com o Coritiba, vale dizer, único da Série A que enfrentou no período. Independente disso, o aproveitamento do Athletico mostra um incrível retrospecto de 95% dos pontos conquistados.

Colado no Athletico, com aproveitamento muito próximo, está o Grêmio. Recém-promovido da Série B, o Tricolor Gaúcho mostra-se o mais forte do grupo com quem conseguiu o acesso.

O campeão da última segunda divisão, Cruzeiro, por exemplo, tem três derrotas e vive situação complicada no Mineiro, tendo de vencer o América por três gols de diferença para avançar à final. O Bahia, que terminou atrás do Grêmio, já perdeu seis vezes e também saiu atrás na decisão por uma vaga no estadual. Diferente do drama de mineiros e baianos, o Grêmio ainda não perdeu e tem aproveitamento de 90%.

Por fim, entre os invictos, aparecem ainda América (6 vitórias e 4 empates), com um pé na final do Mineiro, e o Palmeiras. O Verdão, entre os invictos, é quem mais vezes entrou em campo (14), e soma 10 vitórias e quatro empates.

No estadual de mais alto nível do país, onde tem a companhia dos gigantes Santos, Corinthians e São Paulo, além do Red Bull Bragantino, o Verdão tem boa chance de avançar para sua quarta final seguida de Paulista. O rival na semifinal será o modesto Ituano, responsável por eliminar o Corinthians.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img