As mudanças na forma de acesso para a Copa do Brasil de 2024 têm causado muitas dúvidas nos torcedores. O fato é que clubes tradicionais tem sua presença ameaçada no torneio – o São Paulo o mais recente entre eles. Aqui em oGol também sofremos para destrinchar os meandros das novas regras e o que cada clube precisa para confirmar a classificação, com Corinthians, Santos e Botafogo na lista.
No caso do São Paulo, recente adição aos clubes ameaçados, a situação parece até fácil de reverter, com muitas alternativas no caminho. Mas a vaga está longe de ser garantida e a classificação pode depender de terceiros. Vamos então às explicações e o caso de cada clube.
No modelo anterior a classificação para a Copa do Brasil dependia do ranking da CBF. Com isso, clubes tradicionais da elite raramente se viam em situação de risco. A classificação para a Copa era praticamente garantida. O sistema foi modificado no fim do ano para valorizar a participação nos estaduais.
Para a Copa do Brasil de 2024, 80 das 92 vagas serão preenchidas pelas federações estaduais. Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, tem direito a seis vagas cada. Uma delas pela Copa estadual e cinco pelo Campeonato, por decisão das federações.
12 vagas serão por mérito esportivo em outras competições. O vencedor da Copa do Brasil, da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde tem vaga garantida, assim como os clubes que se classificarem para a Libertadores, número que pode variar. Caso sobrem vagas, os times melhores classificados no Brasileirão e ainda sem classificação para a Copa do Brasil vão herdá-las.
Começamos pelo trio paulista, cada um com um grau de dificuldade diferente para chegar na Copa do Brasil. Os cinco primeiros do estadual estão garantidos, com São Paulo em sexto e Corinthians em sétimo na classificação geral pelos critérios da Federação Paulista. Começamos pelas oportunidades de vaga sem depender de terceiros.
– Vencer a Copa Paulista (o trio sequer tem o costume de disputar o torneio)
– Títulos da Copa do Brasil, da Libertadores (Corinthians) e da Copa Sul-Americana (Santos e São Paulo)
– Vaga na Libertadores pela classificação final no Brasileirão
Além das três condições acima, o trio pode conquistar vaga com a ajuda de terceiros em dois casos. Caso Palmeiras ou Red Bull Bragantino, entre os quatro primeiros do Paulista, conquistem vagas para a Libertadores, as vagas na Copa do Brasil serão herdadas pelos melhores classificados no estadual. O São Paulo precisa que apenas um consiga o feito (a boa fase do Alviverde torna o evento provável). O Corinthians torce pelo sucesso dos dois. Para o Santos resta fazer sua parte.
O caso do Botafogo é semelhante ao do Santos. Mas o Alvinegro ainda tem uma segunda chance no Carioca, anterior à Copa estadual. O clube disputa a semifinal da Taça Rio, para os clubes que ficaram entre o 5º e o 8º lugar. Se vencer, garante vaga na Copa do Brasil 2024.
Fonte: Ogol
Comentários