Um protótipo do traje espacial comercial que os astronautas dos EUA planejam usar durante a próxima missão para pousar na lua na missão Artemis foi apresentado pela Axiom Space nesta quarta-feira, 15 de março.
Ao contrário das roupas icônicas usadas pelos astronautas da Apollo por mais de 50 anos, este novo traje é um “aluguel” – projetado, construído e em breve alugado para a agência espacial pela Axiom Space, uma empresa de serviços espaciais.
Estamos dando continuidade ao legado da NASA ao projetar um traje espacial avançado que permitirá aos astronautas operar com segurança e eficácia na lua. O traje espacial Artemis III da Axiom Space estará pronto para enfrentar os complexos desafios do polo sul lunar e ajudar a aumentar nossa compreensão da lua, a fim de permitir uma presença de longo prazo lá.
Mike Suffredini, presidente e CEO da Axiom Space, em comunicado
Em 2022, a NASA concedeu à Axiom uma solicitação de US$ 228,5 milhões, sob um contrato de US$ 1,26 bilhão, para construir os trajes espaciais de próxima geração da agência que apoiarão as missões lunares Artemis.
Aproveitando o xEMU, um traje desenvolvido pelos engenheiros do Johnson Space Center da NASA em Houston, o novo traje espacial Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU) oferece maior flexibilidade, maior proteção contra o ambiente hostil e ferramentas especializadas para atender às necessidades de exploração e expandir oportunidades científicas.
Os trajes espaciais fornecidos pela Axiom que os astronautas da NASA usarão na lua terão uma camada externa branca para refletir o calor, o que deve proteger o usuário das temperaturas extremamente altas quando expostos à luz solar. Para fins de revelação, e para ocultar os elementos proprietários do traje, o protótipo foi adornado com o logotipo da Axiom e apresenta as cores da marca da empresa em azul, preto e laranja.
Para criar a camada da capa personalizada do traje, a Axiom colaborou com a figurinista Esther Marquis da série de ficção científica do Apple TV+For All Mankind.
O AxEMU fornecerá à NASA os sistemas humanos desenvolvidos comercialmente necessários para acessar, viver e trabalhar na lua e ao redor dela. O traje avançado foi projetado desde o início para acomodar uma ampla variedade de tripulantes. Na missão Artemis 3, com lançamento previsto para dezembro de 2025, a NASA vai pousar a primeira mulher a andar na lua.
A Axiom Space fez parceria com uma equipe de especialistas do setor para criar o AxEMU. Embora a Axiom tenha treinado equipes com financiamento privado para lançar e viver na Estação Espacial Internacional e está desenvolvendo sua própria estação espacial comercial, esta é a primeira vez que a empresa construiu um vestimenta pressurizada para uso no espaço, e ainda na lua.
Nossa equipe de especialistas está pronta para fornecer à NASA o traje espacial de última geração. Consideramos cuidadosamente anos de lições aprendidas pela NASA e usamos essa experiência para construir um traje espacial para a lua e para nossos futuros clientes do Axiom Space.
Mark Greeley, gerente do programa de atividade extraveicular (EVA) da Axiom Space
Fonte: Olhar Digital
Comentários