Com a modernização dos aparelhos eletrônicos, é comum que suas fabricantes desenvolvam novas tecnologias para conquistar o público interessado e ainda proporcionar experiências únicas durante a utilização de tais periféricos. No caso do mercado televisivo, a tecnologia QLED é bastante utilizada pela gigante sul-coreana Samsung e promete várias vantagens, como consumir menos energia e reproduzir imagens mais realistas. Confira, a seguir, mais informações sobre a tecnologia QLED utilizada em TVs.
O que é a tecnologia QLED?
QLED é uma sigla de origem inglesa a qual designa “Quantum Dot Light Emitting Diode” (algo como “Diodo Emissor de Luz de Pontos Quânticos” em tradução livre). O nome é bastante associado aos modelos de televisão mais modernos da marca Samsung, embora também possa ser encontrado em outras linhas de fabricantes. De modo geral, a construção da tela de uma TV como esta é formada por diferentes camadas, as quais abordam filtros de cor e até pontos quânticos.
Cada uma destas camadas possui um papel específico, mas todas atuam para proporcionar ao usuário uma maior gama de cores durante a exibição de imagens e vídeos, melhora consideravelmente o nível de brilho, e detém contraste mais consistente. Além disso, os displays utilizados prometem ser mais eficientes e auxiliam na economia de energia no fim do mês, o que deve agradar alguns públicos.
Uma curiosidade sobre as televisões com tecnologia QLED é que elas são muito fáceis de serem fabricadas. Por isso, o preço destes modelos pode ser mais acessível se comparado a periféricos que hospedam outras tecnologias, como OLED.
Umas das principais características é a grande exibição de cores: a Samsung aponta a reprodução de 1 bilhão de cores, o que deve transformar as imagens exibidas nas mais realísticas possíveis. Tal capacidade deve agradar aos fãs de filmes e séries, pois a tecnologia promete uma qualidade única para elevar a experiência do telespectador.
Fonte: Olhar Digital
Comentários