O Ingenuity, drone que sobrevoa Marte, realizou alguns movimentos no ar no Planeta Vermelho durante seu último voo.
Imagens do drone helicóptero voando ao lado do rover Perseverance, mostram o mini-helicóptero subindo para as colinas marcianas atrás dele.
Esperava-se que o 47º voo da Ingenuity em 9 de março explorasse alvos científicos a sudoeste antes de trazer o Perseverance na direção de buscar evidências de vida antiga em Marte, segundo briefing de voo do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
O voo cobriu 440 metros de distância de voo e levou o Ingenuity a novo pit stop, apelidado de “Airfield Iota” no registro de voo, após vários voos anteriores entre os aeródromos existentes. A velocidade máxima do Ingenuity atingiu típico 5,3 m/s, e o drone permanece em boa saúde enquanto dispara para o voo 50 em algumas semanas.
O Ingenuity e o Perseverance também trabalharam juntos para enviar para casa mais imagens do voo do que o normal, usando satélites em órbita ao redor do Planeta Vermelho e a Deep Space Network da NASA, conjunto movimentado de antenas na Terra que acompanham as missões no espaço profundo.
Imagens tiradas da câmera de navegação em preto e branco do Ingenuity mostram dunas marcianas passando por baixo enquanto o drone voava até 12 metros, altitude comum para esses voos. O Perseverance capturou o voo do Ingenuity de longe usando a câmera de longo alcance Mast-Z do rover.
O Ingenuity não está apenas procurando o Perseverance, mas, também, servindo como teste antes da missão de retorno de amostras da NASA e da Agência Espacial Europeia.
Se o Perseverance não conseguir transportar as amostras coletadas para uma espaçonave em espera em 2033 ou mais, dois helicópteros de backup coletarão tubos de amostra em forma de sabre de luz gêmeos que o rover está armazenando na superfície.
Perseverance e Ingenuity estão trabalhando juntos em campanha de oito meses, apelidada de “Delta Top”, explorando região que pode ter tido delta de rio e lago favoráveis à vida bilhões de anos atrás.
Com informações de Space.com
Imagem destacada: NASA/JPL-Caltech
Fonte: Olhar Digital
Comentários