No último final de semana, a Samsung foi acusada por um usuário do Reddit de enganar consumidores com “fotos fake” da Lua captadas usando o zoom espacial, um recurso de fotografia que estreou em 2020 no Galaxy S20 Ultra.
Nesta terça-feira, a marca publicou uma postagem explicando como a sua tecnologia de processamento de imagem funciona.
O que diz a Samsung
O conteúdo do post não é exatamente novo, aponta o The Verge. O artigo mostra informações que já foram publicadas antes pela empresa.
A Samsung também reforçou que usa um “modelo de aprendizado de IA” que identifica quando o usuário está fotografando a Lua. Esse modelo, segundo a fabricante, foi treinado usando “uma variedade de formas e detalhes da Lua”.
A próxima etapa, o “mecanismo de aprimoramento de detalhes”, é o que gerou toda a discussão por adicionar detalhes que não estavam presentes na foto original. Na postagem mais recente, a empresa disse o seguinte sobre o recurso, que também funciona usando IA.
Após o processamento, a câmera aproveita o mecanismo de aprimoramento de detalhes de IA para eliminar o ruído restante e aprimorar ainda mais os detalhes da imagem
Techo da postagem no blog da Samsung
“A Samsung continua a melhorar o ‘Otimizador de Cena’ para reduzir qualquer confusão potencial que possa ocorrer”, conclui o post. Resta saber se a explicação vai colar, já que não adiciona muita coisa ao que já foi explicado anteriormente pela marca.
Relembre o caso
Imagem principal: Framesira/Shutterstock
Via: The Verge
Fonte: Olhar Digital
Comentários