O primeiro voo do foguete Starship, da SpaceX, está prestes a decolar. No entanto, de acordo com Elon Musk, CEO da empresa, o sucesso do lançamento será um jogo de cara ou coroa. 

Em entrevista concedida durante a Conferência do Morgan Stanley, o multibilionário apontou que a estreia da espaçonave será em abril, a partir da estação Starbase, no sul do Texas. Musk disse que as chances de êxito no primeiro voo orbital são de 50%.

Não estou dizendo que vai entrar em órbita, mas garanto emoção. Então, não vai ser chato!

Elon Musk

A Starship tem sido desenvolvida para transportar carga e tripulação para a Lua e Marte, além de outros voos espaciais. O foguete promete ter 2,5 vezes mais impulso que o Saturno V, da NASA, que é o maior e mais poderoso foguete já desenvolvido.

O foguete é construído de aço inoxidável e foi projetado para ser rapidamente reutilizável. Segundo Elon Musk, essas características são essenciais para permitirem a colonização de Marte.

Na Starbase, vários foguetes Starship estão sendo construídos. A SpaceX planeja lançá-los sucessivamente nos próximos meses.

Então, acho que temos, com sorte, cerca de 80% de chance de atingir a órbita este ano. Provavelmente levará mais alguns anos para alcançar a reutilização completa e rápida.

Elon Musk

Apesar de parecer pessimista, a linha de raciocínio do bilionário faz sentido. Diversos foguetes falharam em seu primeiro voo, como o H3, do Japão, e o RS1, da ABL Space System.

E essa não é a primeira vez que Musk fala algo do tipo. Em 2017, com o lançamento do Falcon Heavy, ele não demonstrou acreditar no sucesso da missão, mas no final de tudo certo. No entanto, o Starship é um foguete totalmente novo — o que torna tudo mais imprevisível. 

Diferente do Falcon 9 e do Falcon Heavy, que usam o motor Merlin da SpaceX, o Starship usa motores Raptors de última geração — são 39 no total. Então, mesmo que não dê certo, será impressionante.