O LinkedIn anunciou na quarta-feira (15) novos recursos de inteligência artificial que irão ajudar usuários da rede a criar conteúdo para perfis, descrever melhor cargos e otimizar currículos. A ideia é que a ferramenta escaneie a página e forneça resumos e sugestões para melhorar seções do perfil.
Segundo a rede social, a IA adicionada ajudará inclusive empregadores no anúncio e descrição de cargos. A intenção é tornar a execução “mais rápida e fácil” e “agilizar” o processo de contratação — anunciantes fornecerão informações sobre a função, incluindo cargo e nome da empresa, e a ferramenta de IA do LinkedIn irá gerar uma sugestão para a descrição da vaga. O mesmo será feito na criação da bio (a seção de resumo Sobre Você).
Para quem não sabe, o LinkedIn já usa, há anos, um sistema de IA para analisar currículos. O sistema busca palavras-chave no documento que classifiquem o candidato para a próxima fase do processo seletivo. Na mesma linha, a rede social também já sugere profissionais que possam se encaixar em vagas anunciadas.
Vale lembrar que a controladora do LinkedIn é a Microsoft, a responsável (junto com a OpenAI) por investir e lançar o ChatGPT, bot do momento que esbanja IA generativa.
A Microsoft já investe na OpenAI há alguns anos. Em janeiro deste ano, a empresa estendeu seu contrato com a companhia em um novo “investimento plurianual e multibilionário”.
Com informações do The Verge
Fonte: Olhar Digital
Comentários