Uma cápsula de carga SpaceX Dragon que transportava mais de três toneladas de suprimentos atracou na Estação Espacial Internacional (ISS) às 9h31 da manhã desta quinta-feira (16), pelo horário de Brasília.
A espaçonave foi lançada no topo de um foguete Falcon 9 a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, na noite de terça-feira (14), fazendo uma viagem tranquila e sem intercorrências até o laboratório orbital, onde ancorou quase 20 minutos antes do previsto.
Chamada de CRS-27, essa é a 27ª missão robótica de carga para a ISS que a SpaceX conduz sob contrato com a NASA. A sigla “CRS” significa “serviço comercial de reabastecimento”, em inglês.
Entre a carga, estavam hardwares, equipamentos de caminhada espacial, mais de 60 experimentos científicos diferentes e alguns alimentos para os astronautas que atualmente vivem e trabalham no complexo orbital.
“A tripulação solicitou algumas frutas frescas e queijos”, disse Phil Dempsey, gerente de integração de transporte do Programa da Estação Espacial Internacional da NASA, durante uma conferência de imprensa de pré-lançamento do voo CRS-27 na segunda-feira (13). “Então, a bordo estão maçãs, mirtilos, toranjas, laranjas e tomates cereja, bem como alguns queijos diferentes”.
Além do contrato para serviços de carga, a SpaceX também tem outro acordo com a NASA para envio de astronautas para a ISS. Recentemente, a empresa lançou seu sexto voo tripulado para a agência espacial norte-americana. Denominada Crew-6, a missão chegou à estação no início deste mês.
Fonte: Olhar Digital
Comentários