O Reino Unido anunciou nesta quinta-feira, 16 de março, que acompanhou a decisão de países como os Estados Unidos ao banir o aplicativo da rede social de vídeos chinesa TikTok em dispositivos governamentais.

O ministro do Gabinete Oliver Dowden disse que, após uma análise dos especialistas em segurança cibernética da Grã-Bretanha, está “claro que pode haver um risco sobre como os dados confidenciais do governo são acessados e usados por certas plataformas”.

Dowden acrescentou que os aplicativos coletam grandes quantidades de dados sobre os usuários, incluindo contatos e localização. Em dispositivos governamentais, esses “dados podem ser confidenciais”, disse ele.

A segurança das informações confidenciais do governo deve vir em primeiro lugar, então hoje estamos banindo este aplicativo em dispositivos governamentais. O uso de outros aplicativos de extração de dados será mantido sob revisão.

Ministro Oliver Dowden em comunicado à imprensa

A proibição do TikTok começa com efeito imediato, de acordo com Dowden, que observou que a medida foi “cautelar”. Ele confirmou que a proibição não se estenderia a dispositivos pessoais para funcionários do governo. “Esta é uma medida proporcional com base em um risco específico com dispositivos do governo.”

*Em atualização