No recente evento da Tesla do Dia do Investidor, a companhia de carros fez alguns anúncios, que incluem os planos da montadora de aumentar os números de produção ainda mais do que nos últimos anos, enquanto reduz custos de fabricação na próxima década.

No evento, o CEO Elon Musk disse aos acionistas que a Tesla espera cortar os custos de fabricação pela metade, parcialmente por meio de um conjunto atualizado de processos de fabricação e por meio de sua plataforma de veículos de última geração planejada para produção em uma nova gigafábrica no México.

Na próxima década, a Tesla espera atingir uma capacidade de produção anual de 20 milhões de unidades, quantidade muito superior aos 1,3 milhão vendidos em 2022.

Espera-se que essa escala de produção ajude a Tesla a conseguir comercializar veículos com preços abaixo de US$ 30.000, comparáveis a um carro a gasolina tradicional, como o Corolla da Toyota. Além disso, acredita-se que isso ajude a aumentar a adoção de veículos elétricos convencionais, já que mais e mais consumidores poderiam pagar pelos modelos de preços atualizados.

O desejo das pessoas de possuir um Tesla é extremamente alto. O fator limitante é a capacidade de pagar por um Tesla.

Elon Musk no Dia do Investidor

Muitos se referiram ao conceito de um Tesla acessível como o “Model 2”, e os analistas esperam que ele custe entre US$ 25.000 e US$ 30.000. Analistas da empresa de investimentos Bernstein apontaram para a concorrência que a Tesla já enfrenta e não estão totalmente convencidos de que a montadora atingirá suas metas de vendas futuras.

Vários executivos da Tesla discutiram o plano de mudar para se tornar um fabricante de automóveis de maior volume no Dia do Investidor. Além disso, um dos “Planos Diretores” anteriores de Musk para a montadora detalhou a estratégia de longo prazo da empresa de vender um veículo e, em seguida, usar os lucros para criar um carro mais acessível e, em seguida, fazer o mesmo com os lucros desse veículo para fazer um carro ainda mais acessível, e assim por diante.

Maiores volumes de produção de automóveis significam menores custos de fabricação, conforme apontado por Lars Moravy, vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla. Durante o evento, Moravy enfatizou como a fabricação crucial e uma plataforma EV de nova geração serviriam para a capacidade da empresa de cumprir metas de produção de longo prazo.

Se vamos escalar da maneira que queremos, temos que repensar a fabricação novamente. Como parte do plano de mestre, temos que fazer uma mudança radical no custo.

Lars Moravy, vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla