A Honda está fazendo o recall de quase 450 mil carros nos EUA, incluindo SUVs e alguns dos seus modelos mais vendidos no país. Segundo a marca japonesa, o motivo do chamado é grave e se trata de uma possível falha nos cintos de segurança do motorista e do carona, que podem não travar corretamente.

Segundo um relatório da Honda publicado esta semana pela NHTSA, órgão americano que cuida da segurança de trânsito, 448.613 veículos podem ter sido afetados pelo problema.

O canal da fivela do cinto de segurança dos assentos da frente foram fabricados “fora das especificações” e pode causar interferência com o botão de liberação do mecanismo, disse a montadora.  

O revestimento da superfície do canal da fivela pode se deteriorar com o tempo e o botão de liberação pode encolher contra o canal em baixas temperaturas, aumentando o atrito (…) Se a fivela do cinto de segurança não travar, o ocupante pode não ser devidamente contido, aumentando o risco de ferimentos

Trecho do relatório da Honda enviado à NHTSA

Quais carros da Honda foram afetados?

Vale destacar que o novo chamado ocorre cerca de um mês após a montadora realizar outro recall de mais de 114.000 veículos dos modelos Fit e HR-V, dessa vez por um problema na câmera de ré. Segundo a empresa, um erro de inicialização do sistema do carro podia impedir a visualização da imagem da câmera na tela. 

Imagem principal: Grisha Bruev/Shutterstock

Com informações do The Washington Post