Estão definidas as quartas de final das competições europeias, e o desempenho da Itália impressiona. Ao todo, são seis equipes distribuídas entre Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência, sendo o país com mais representantes no continente.
A fila, claro, é puxada pela competição mais importante. Na Champions,os italianos vão contar com o incrível Napoli, nas quartas pela primeira vez na história, além de Milan e Internazionale, que não atingiam essa fase há pouco mais de uma década.
Um dos paífses mais tradicionais em se tratando de futebol europeu e mundial, a Itália não vence a Liga dos Campeões desde a temporada 2009/10, com a Inter de Mourinho, e perdeu o protagonismo desde então.
A última vez que os italianos avançaram às quartas de final da Champions com três equipes havia sido em 2005/06, com Milan, Juve e Inter. Agora, em uma espécie de ressurgimento, a Itália espera voltar aos dias de glória no cenário europeu.
Além da Liga dos Campeões, a Terra da Bota ainda conta com representantes nas outras duas competições da Europa. Roma e Juventus seguem vivas na Liga Europa, enquanto Fiorentina faz “carreira solo” na Conference League. Portanto, entre as três competições, são seis equipes italianas em busca de titulos continentais.
A seguir entre os países mais representados no futebol europeu vem a Inglaterra. Chelsea e City sonham com a Champions, o United briga pelo troféu da Liga Europa, e o West Ham está nas quartas da Liga Conferência.
O terceiro colocado na lista não deixa de ser surpreendente, apesar de disputar os torneios de segundo e terceiro escalão na Europa. O St. Gilloise está entre os oito melhores na Europa League, e Anderlecht e Gent seguem com chances de título na Liga Conferência.
Por fim, quatro países ficaram empatados no ranking de participantes nas quartas de final das disputas europeias, todos com dois representantes. Alemanha e Espanha, com Bayern de Munique e Real vivos na Champions, Portugal, que tem o Benfica como representante na Champions, e a Holanda, com um representante na Liga Europa e outro na Conference League.
Fonte: Ogol
Comentários