O historiador Lorenzo Ruijter encontrou um tesouro medieval inestimável para a história da Holanda, que data de cerca de 1000 anos atrás. Os itens descobertos são quatro brincos de ouro decorado, duas tiras de folha de ouro e trinta e nove moedas de prata;
A descoberta foi anunciada no dia 9 de março pelo Museu Nacional Holandês de Antiguidades. No entanto, as joias foram encontradas em 2021, o achado precisou ser mantido em segredo até que o Museu realizasse a limpeza e pesquisa do tesouro, o que segundo Lorenzo Ruijter, em resposta a ABC News da Austrália, foi muito difícil.
Foi muito especial descobrir algo tão valioso, não consigo descrever. Nunca esperei descobrir algo assim
Lorenzo Ruijter
Dentre os achados, o mais novo é uma das moedas que data do ano de 1250 D.C. Os pesquisadores do Museu apontaram que provavelmente o tesouro foi enterrado pouco tempo depois, em meados do século 13, mas que quando isso aconteceu as joias já possuíam pelo menos 200 anos.
Nesse período aconteciam na Holanda as guerras entre a Frísia Ocidental e o Condado da Holanda, com epicentro acontecendo na cidade de Hoogwoud. Por causa disso, Ruijter acredita que o tesouro foi enterrado como forma de protegê-lo, e para que fosse desenterrado quando estivesse seguro.
Segundo o Museu Nacional Holandês de Antiguidades, em comunicado anunciando a descoberta, o tesouro é muito importante para a história da Holanda.
Joias de ouro da Alta Idade Média são extremamente raras na Holanda. Isso torna essas joias e moedas de grande importância para a arqueologia e história da Holanda do Norte e da Frísia Ocidental e até mesmo de importância nacional e internacional
Museu Nacional Holandês de Antiguidades, em comunicado
O tesouro atualmente encontra-se emprestado temporariamente para o Museu e será exibido em junho e depois estará na exposição “O Ano 1000” que ocorrerá entre outubro de 2023 e março de 2024. Apesar disso, ele continua sendo propriedade de Lorenzo Ruijter.
Fonte: Olhar Digital
Comentários