Em uma semana em que zebras e surpresas vem sendo o padrão pelo Brasil, o Vasco foi mais uma vítima. Foi o terceiro clube da Série A a cair na segunda fase da Copa do Brasil, em um desempenho da elite que não era tão ruim desde 2017.
A Copa, claro, sempre deixa espaço para zebras. Mas elas costumam ser a exceção à regra e vem em pequeno número. Na segunda fase da Copa do Brasil de 2023, no entanto, três times da elite foram derrubados por “azarões” de divisões inferiores: Vasco, Goiás e Red Bull Bragantino. E vale lembrar que o Cuiabá já havia caído na primeira fase.
Último entre as vítimas da elite, o Vasco foi eliminado pelo ABC, da Série B, de onde o Cruz-maltino, por sinal, saiu entre altos e baixos em 2022. O Goiás fez pior ao ser derrotado pelo Águia de Marabá, sem divisão nacional. O Braga Bull, apesar de todo o investimento nos últimos anos, foi derrotado sem apelos pelo Ypiranga, da Série C.
Em todos os anos anteriores, a Copa do Brasil teve pelo menos um favorito da elite eliminado. Mas é preciso recuar seis anos para encontrarmos um vexame tão grande como este entre os times da primeira divisão. Em 2017, quatro equipes da Série A foram derrotadas na segunda fase: Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Bahia.
Fica ainda um alerta para Vasco, Goiás e Bragantino. Dos quatro que caíram na segunda fase em 2017, três acabaram rebaixados para a Série B.
Fonte: Ogol
Comentários