Programada para acontecer entre 2025 e 2026, a missão Artemis 3 finalmente levará a humanidade a pôr os pés novamente na Lua, após mais de 50 anos desde a última visita. E para escolher o local de pouso ideal, a NASA está de olho nas áreas próximas ao Polo Sul lunar.
Uma foto recente feita da órbita lunar mostra uma região potencial para receber as próximas pegadas humanas: o Maciço de Malapert. Neste link, você conhece os demais locais candidatos.
O responsável pela captura foi o satélite Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da agência espacial norte-americana. Lançada em junho de 2009, a espaçonave tem proporcionado excelentes olhares para a Lua desde então.
Entre os sete instrumentos da sonda está a LRO Camera (LROC), que captura imagens em preto e branco de alta resolução da superfície lunar.
No último dia 3, enquanto o LRO sobrevoava a cratera Shackleton, perto do polo sul da Lua, a LROC registrou essa imagem de parte da área do Maciço de Malapert.
Trata-se de um panorama completo que mostra um pico de cinco mil metros de altura, com uma área escura e mais plana no topo – exatamente o ponto que concorre à vaga de local de pouso da Artemis 3.
Relativamente próximo, e visivelmente distinto de seu vizinho mais alto, há um penhasco de cerca de 3,5 mil m.
De acordo com o site Space.com, os cientistas da NASA escolheram a região polar sul para o retorno da humanidade à Lua por causa da abundância de gelo de água por lá. Esse gelo de água é um recurso valioso para os futuros exploradores da Lua: ele pode ser convertido em coisas como combustível de foguete ou mesmo água simples para matar a sede.
Fonte: Olhar Digital
Comentários