Um surto de uma chuva de meteoros está previsto para a noite desta segunda-feira (20) e início da madrugada de terça (21). De acordo com a Organização Internacional de Meteorologia (IMO), a chuva seria provocada por detritos de um cometa cujo núcleo teria cerca de um quilômetro de diâmetro.
Se os cálculos estiverem corretos, os meteoros devem aparecer entre 21h e 1h da manhã (pelo horário de Brasília), com radiante próximo da brilhante estrela Canopus.
Vamos entender:
De acordo com Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital, locais mais ao sul do planeta, como a Argentina e o Chile, serão favorecidos para ver essa chuva de meteoros, além do Brasil.
“Tomando como base a cidade de São Paulo, às 21h (horário de Brasília), quando os meteoros devem começar a surgir, a estrela Canopus estará a 50° do horizonte, na direção Sul. Isso deve favorecer bastante a observação porque quanto mais alto está o radiante, maior a incidência dos meteoros”, explica Zurita.
Quando a atividade desse surto estiver terminando, por volta da 1h da madrugada, o radiante já estará mais baixo, cerca de 15° na direção sudoeste, mas ainda assim, segundo o astrônomo, será possível ver alguns meteoros.
“Mas vale lembrar que esse surto é uma previsão matemática baseada em modelos que tentam reproduzir a evolução das nuvens de detritos do cometa ao longo dos anos”, alerta Zurita. “Por isso, não há como prever com exatidão qual será a intensidade desse surto e nem mesmo se ele vai se confirmar”.
Agora, é torcer para que as estimativas estejam corretas e aproveitar o espetáculo!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários