Quem tentou usar o ChatGPT na tarde desta segunda-feira (20) provavelmente saiu frustrado do site. Isso porque a ferramenta ficou sobrecarregada, apresentou instabilidade e saiu do ar no período. Mas a OpenAI, dona do GPT, informou que o chatbot voltou a funcionar por volta das 18h30.
Porém, até a publicação desta nota, ao acessar o chatbot o site mostrava uma notificação informando que a empresa ainda trabalha na restauração do serviço. Por isso, não dava para usuários recuperarem seus históricos de conversa com o ChatGPT.
Instabilidade no ChatGPT
A frustração dos usuários fez barulho enquanto o ChatGPT não voltava. Para você ter uma ideia, o site Downdetector registrou mais de 30 mil reclamações entre 13h30 e 17h, no horário de Brasília. Segundo a empresa, o período de instabilidade durou três horas e 54 minutos.
Durante as quase quatro horas dessa espécie de apagão do chatbot, não dava para enviar solicitações de informações. Essa interrupção também atingiu o Dall-E (aquele gerador de imagens por meio de inteligência artificial). Nele, a instabilidade durou duas horas e 40 minutos.
Além disso, as instabilidades chegaram às APIs (recurso usado por outros apps). Elas não ficaram fora do ar, mas os serviços funcionaram de forma limitada durante meia hora.
Por mais que a OpenAI tenha identificado o problema, não divulgou a razão das instabilidades. Mas afirmou estar “implementando gradualmente uma correção que os usuários receberão conforme a capacidade permitir” na sua página de status.
‘Esqueci como pensar e agir sem isso’
O período de instabilidade do ChatGPT deixou alguns tuiteiros em choque. Um dos apelos mais emblemáticos veio de @cryptolimaa (mostrado na imagem acima).
Em tradução livre, foi algo assim:
Eu não posso me dar ao luxo de ter o ChatGPT fora do ar. Esqueci como pensar e agir sem isso. AJUDA
@cryptolimaa, no Twitter
Depois, veio o alívio pelo chatbot ter voltado a funcionar:
Traduzindo:
O universo atendeu minhas preces. Bem vindo de volta, ChatGPT
@cryptolimaa, no Twitter
Para quem já incorporou o chatbot na sua rotina de trabalho, foram (quase) quatro horas de tensão. Mas, até a publicação desta nota, o funcionamento do ChatGPT seguia meio que normal. Obrigado, universo. E OpenAI.
Com informações da OpenAI e Money Times
Imagem de destaque: Divulgação / OpenAI
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários