A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira (20) a volta da venda de algumas pomadas para trançar e modelar os cabelos. A reguladora proibiu a comercialização de todos os produtos após relatos de reações adversas — casos como cegueira temporária e irritação ocular foram registrados. 

De acordo com a Anvisa, a lista liberada ainda é restrita. Fora os nomes divulgados, todas as outras pomadas seguem afastadas do mercado. Clique aqui para conferir a lista

Imagem: shutterstock

Desde o início do ano e como parte da investigação que se iniciou, a reguladora já cancelou a autorização de 635 produtos por uso de ingrediente não autorizado ou fora do limite. Empresas que não emitiram uma declaração do técnico responsável ou não apresentaram os resultados dos estudos e testes solicitados também tiveram o pedido de retorno ao mercado negados. 

O que aconteceu? 

“As investigações continuam, com análises laboratoriais dos produtos, avaliação de processos de fabricação, inspeção aos fabricantes, adoção de medidas regulatórias específicas, reuniões com especialistas, interação com autoridades sanitárias internacionais e acompanhamento das notificações de eventos adversos relacionados às pomadas para modelar, trançar ou fixar cabelos”, concluiu a Anvisa em nota.