Um grupo de arqueólogos anunciou que uma tumba foi encontrada na bacia montanhosa do Rio Lishui, na província de Hunan, no centro da China. O que chama atenção é que ela é uma tumba dupla, projetada para que um casal fosse enterrado e passasse toda a eternidade juntos.
A tumba data de cerca de 400 anos atrás, do período da Dinastia Ming, que ocorreu entre 1368 e 1644 EC. A dinastia foi fundada por Zhu Yuanzhang e foi uma época, onde a China exerceu forte influência cultural e política sobre seus vizinhos. Além disso, também era comum no país as artes decorativas, feitas a partir de cerâmica, bronze e outras realização artística.
A descoberta foi anunciada no dia 7 de março, pelo Centro de Pesquisa Arqueológica e Proteção de Relíquias Culturais do Condado de Lixian. A tumba já era de conhecimento dos moradores da região, mas começou a ser escavada pelos arqueólogos apenas esse ano.
No ano passado, quando realizamos uma investigação de relíquias culturais na área montanhosa noroeste do condado de Lixian, aprendemos sobre esta tumba com os moradores e imediatamente começamos a protegê-la. Em fevereiro deste ano, o instituto enviou especialistas para escavar a antiga tumba conosco
Zhou Hua, arqueólogo, em resposta a Xinhua
A tumba possui duas câmeras funerais com o teto arqueado e paredes internas com pinturas de flores e outros elementos da natureza, sendo a primeira tumba mural encontrada na região. Para ver o que havia sido pintado, os pesquisadores usaram tecnologia de imagem infravermelha.
Na parede ao fundo da câmera norte estão inscritas 16 palavras, que segundo os arqueólogos significam “cheio de ouro e jade, vida longa e riqueza, filhos e netos prósperos e títulos de nobreza”.
As duas câmaras funerárias da tumba estão ligadas por um buraco, que segundo os pesquisadores era chamado de “ponte da imortalidade”. Na China, acreditava-se que ela era uma forma de casais passarem a eternidade juntos, e que trazia uma casamento ainda melhor após a morte.
No comunicado da descoberta, os arqueólogos revelaram que a tumba foi encontrada vazia sem nenhum caixão ou objeto funerário. Segundo os pesquisadores, elas foram encontradas nesse estado por causa de saques que provavelmente aconteceram nos séculos passados, durante outras dinastias.
Apesar disso, os arqueólogos acreditam que devido ao seu tamanho, forma e murais, provavelmente a tumba pertencia a pessoas de elevado nível social.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários