Caso ainda não tenha alterado o seu método de segurança utilizado para fazer login no Twitter, saiba que chegou a hora. A partir desta segunda-feira (20) a autenticação de dois fatores por mensagem de texto deixará de ser grátis na rede social.
O que muda
Afinal, qual o motivo de cobrar pelo recurso?
Primeiro, vamos ao que é a autenticação 2F e por que o uso do SMS não é recomendado. A autenticação de dois fatores é uma camada extra de proteção que pode ser ativado em diversos serviços, desde e-mails, redes sociais, plataformas de trabalho, e mais.
No entanto, muitas plataformas ainda fornecem a verificação por SMS — algo que especialistas em segurança digital não recomendam, já que é mais fácil para um invasor em potencial interceptar mensagens de texto por meio de golpes de clonagem de chip SIM.
Basicamente, um invasor usa suas táticas para convencer a sua operadora que o seu número de telefone pertence a outro dispositivo. Dessa maneira, além de entrar no Twitter, também é possível interceptar SMS de autenticação de todos os serviços que também adotam o mesmo método de segurança.
Disto isso, a ideia da rede social é basicamente afastar mais usuários de usar a autenticação por SMS com a cobrança.
Como continuar usando a autenticação 2F no Twitter sem pagar
No fim, a boa notícia é que não é tão difícil usar um aplicativo autenticador, inclusive ensinamos aqui todo o passo a passo e como o processo funciona.
Imagem principal: Hamara/Shutterstock
Fonte: Olhar Digital
Comentários