Meses após um acidente nuclear na usina de Minnesota, nos Estados Unidos, ocorrido em novembro do ano passado, foi revelado que o evento causou um vazamento radioativo.
A informação foi divulgada pela empresa responsável pela administração da usina. Felizmente, segundo os dados apresentados pela Xcel Energy, a contaminação ficou restrita apenas na área onde a instalação funciona.
Ocorrido em 22 de novembro do ano passado, o vazamento despejou água contento trítio radioativo, elemento utilizado para fusão nuclear, que apesar de emitir baixa quantidade de radiação beta, pode ser perigoso se ingerido através da água ou se entrar em contato diretamente com a pele.
Acidente radioativo foi controlado
“Tomamos medidas abrangentes para resolver esta situação no local da fábrica. Embora esse vazamento não represente um risco para o público ou para o meio ambiente, levamos isso muito a sério e estamos trabalhando para resolver a situação com segurança”
Chris Clark, presidente da Xcel Energy–Minnesota
“Continuamos a coletar e tratar toda a água potencialmente afetada enquanto monitoramos regularmente as fontes de água subterrânea próximas. Continuaremos a fazer parceria com especialistas locais em águas subterrâneas e continuaremos em estreita cooperação com os reguladores estaduais e federais e nossa comunidade local durante todo o esforço de remediação”.
A empresa informou que encontrou a fonte do vazamento como um cano de água entre dois prédios. Para conter o vazamento, a instalação está desviando a água para um sistema de tratamento. Outras medidas de segurança, como a medição constante dos níveis de radiação, também foram tomadas. Não houve detalhes sobre a demora para a divulgação dos dados referentes às consequências do acidente.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários