Shou Zi Chew, CEO do TikTok, apareceu nos feeds dos usuários nesta terça-feira (21) para avisá-los sobre o risco da rede social acabar banida dos EUA. Num vídeo de um minuto, publicado na conta oficial do TikTok, Chew busca reunir depoimentos de usuários para defender o aplicativo.

O apelo vem pouco antes de Chew comparecer ao Comitê de Comércio e Energia da Câmara, marcado para esta quinta-feira (23), onde vai testemunhar em defesa da presença do aplicativo da ByteDance nos EUA. Na ocasião, legisladores devem questionar se a propriedade chinesa do aplicativo o torna não confiável.

Apelo do CEO do TikTok

@tiktok

Our CEO, Shou Chew, shares a special message on behalf of the entire TikTok team to thank our community of 150 million Americans ahead of his congressional hearing later this week.

♬ original sound – TikTok

Chew aborda, no vídeo acima, pontos que provavelmente abordará em seu testemunho no Comitê. Entre eles, estão:

Alguns políticos começaram a falar em banir o TikTok. Agora isso pode tirar o TikTok de todos os 150 milhões de vocês. Me contem, nos comentários, o que vocês querem que seus representantes eleitos saibam sobre o que vocês amam no TikTok.

Shou Zi Chew, CEO do TikTok

Até a publicação desta nota, o comentário principal era: “Você sabe que algo deu errado quando o chefe tem que aparecer”.

O que está acontecendo

Pessoa segurando celular com logo do TikTok aberto na frente de uma imagem da bandeira dos Estados Unidos
TikTok enfrenta pressão crescente nos EUA por questões de segurança (Imagem: Reprodução/Harvard Law School)

O TikTok enfrenta uma pressão crescente nos EUA e na UE (União Europeia) por autoridades acreditarem que o processo de coleta de dados da plataforma pode trazer riscos à segurança nacional, além de entregar informações privilegiadas ao governo chinês.

Diversos países, como Reino Unido, Bélgica, EUA e Nova Zelândia, já determinaram a exclusão do app de dispositivos ligados ao governo. Indo mais além, senadores dos EUA lançaram um projeto de lei que bane definitivamente a rede social do país. Inclusive, a proposta já teve apoio do presidente Joe Biden.

Na movimentação mais recente, o governo estadunidense deu uma única opção para a não proibição da plataforma nos EUA: a ByteDance vender o TikTok. Obviamente, o CEO do aplicativo discorda.

Com informações de: CNBC e CNN

Imagem de destaque: Reprodução / TikTok

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!