A longa carreira de gols e clubes de Emmanuel Adebayor chegou ao fim. O atacante togolês, de 39 anos, anunciou sua aposentadoria na segunda-feira (20): “entre altos e baixos, minha carreira como jogador profissional foi uma jornada incrível”.
A descrição do próprio Adebayor sobre a carreira não poderia ser mais precisa. O início como profissional foi na França, com bastante sucesso por Metz e Monaco, e assim foi construindo uma escalada gradual na carreira, até chegar ao Arsenal, onde fez três temporadas de sucesso.
Depois de sair dos Gunners, Adebayor deu início a uma carreira de altos e baixos, ainda que por gigantes. Passou pelo Manchester City, depois estranhamente foi parar no Real Madrid, onde foi um galáctico ao lado de Cristiano Ronaldo, Kaká e companhia.
No Real, Adebayor foi a maior parte do tempo reserva e retornou para a Premier League, campeonato onde mais se firmou. Levou quatro anos no Tottenham e encerrou sua passagem pela Inglaterra no Crystal Palace. O togolês defendeu mais de uma dezena de clubes ao longo da carreira, com uma passagem pelo futebol turco e até no Paraguai, com poucos jogos pelo Olimpia. Seu último clube foi em sua terra natal, no Semassi, do Togo.
Apesar da longa carreira por clubes, o grande feito da carreira de Adebayor, provavelmente, foi ter ajudado sua seleção a chegar na Copa do Mundo de 2006. Aquela foi a primeira e até então única participação do Togo em um mundial.
Fonte: Ogol




Comentários