A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (21), o lançamento do HoloLens 2 no Brasil. O óculos de realidade mista foca seus esforços em melhorar pontos fracos do modelo anterior ao entregar campo de visão duas vezes maior, bateria com autonomia mais pomposa e ele continua focado no público corporativo.
O HoloLens 2 foi originalmente lançado no mercado internacional em fevereiro de 2019 e só agora, mais de quatro anos depois, ele começa a ser vendido oficialmente no Brasil. Ele ainda é um grande óculos com viseira enorme e que fica presa no seu rosto, mas melhora muita coisa que fazia falta na primeira geração.
Leia mais:
A primeira delas é o campo de visão, feito com um jogo de espelhos que refletem a projeção feita com laser. Nesta geração o HoloLens 2 entrega o dobro da área onde o conteúdo é sobreposto com o que seus olhos conseguem ver, além de ajustes finos para que os sensores capazes de detectar profundidade entendam objetos no ambiente de forma mais precisa.
HoloLens 2 funciona sozinho
Na parte da frente também existe uma câmera de 8 megapixels, feita para que uma chamada de vídeo pelo Teams faça a pessoa do outro lado ver o que o usuário está observando. A ideia é de um suporte remoto, como auxiliar no reparo de um motor enquanto o mecânico especializado está em outro canto do planeta.
Todo o processamento é feito internamente, com os componentes alojados na parte traseira e este detalhe faz o peso ficar balanceado, sem forçar em um dos lados da cabeça. A bateria suporta cerca de três horas de trabalho com tudo funcionando, inclusive a conexão Wi-Fi para a chamada de vídeo.
Existem sensores para detectar a posição dos olhos e até a íris, utilizado para reconhecimento do usuário. Um microfone serve para cancelamento de ruído, pois em alguns dos usos a pessoa estará em uma fábrica barulhenta e precisa ter sua voz saindo do outro lado de forma cristalina.
Quando e quanto?
Olha, tudo isso tem custo e ele está longe de ser barato. É importante pensar nas possibilidades para trabalho e elas envolvem nomes já consagrados, como a Embraer que utiliza o HoloLens 2 para auxiliar no reparo remoto de aviões, ou então em ajustes finos que precisam ser feitos nas fábricas do Brasil e fora do país.
Outra empresa da aviação que utiliza esta ferramenta é a americana Lockheed Martin, que conseguiu reduzir 100% dos erros por dois anos em áreas onde o óculos foi aplicado. A Toyota também conseguiu números bacanas, gastando 20% menos tempo na inspeção dos veículos na fábrica.
Enfim, com tudo isso em mente, saiba que o HoloLens 2 chega a partir desta quarta-feira (22) e com preço de US$ 7.729 para a versão standard e US$ 10.973 para uma com certificações extras para uso industrial e que entrega um ano extra de garantia. Os preços só são convertidos na hora da compra e ela é feita exclusivamente por parceiros da Microsoft.
Convertendo para nossa moeda, com a cotação na data de publicação deste artigo, os preços ficam assim (em conversão direta e desconsiderando taxas ou impostos):
Fonte: Olhar Digital
Comentários