Na contramão do cenário delicado do TikTok nos Estados Unidos, o CapCut se tornou um dos aplicativos mais populares no país. De acordo com rastreadores de apps, a ferramenta de edição de vídeos ultrapassou a rede social em número de downloads nas últimas semanas.

Assim como o TikTok, o CapCut também pertence à empresa chinesa ByteDance.

Leia mais

O sucesso do CapCut

O aplicativo permite que os usuários editem vídeos curtos a partir de filtros, modelos e efeitos visuais. Ele tem integração direta com o TikTok: a partir de exemplos na rede social, o aplicativo redireciona para o CapCut, e vice-versa.

Com a praticidade, o editor de vídeo viu sua popularidade crescer, principalmente nos Estados Unidos. Os downloads globais do CapCut aumentaram em 43% em 2022. Cerca de 7% deles vieram dos EUA, segundo a Sensor Tower.

Capcut e TikTok nos Estados Unidos

Em paralelo à popularização do CapCut, o TikTok continua passando por provações para continuar disponível nos Estados Unidos.

Um projeto de lei estadunidense pediu que a rede social fosse banida do País, acusada de coletar dados dos usuários para uso do governo chinês, compartilhamento indevido dessas informações e espionagem. A empresa negocia com o Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos requisitos para a segurança dos dados e calibragem do algoritmo.

Outros países, como Escócia, Bélgica e Reino Unidos, também têm restrições quanto ao uso da rede, por motivos de privacidade.

Já o CapCut driblou a mesma acusação do irmão. O aplicativo informa que, para fornecer seus serviços, coleta os conteúdos que os próprios usuários enviam, incluindo localização, sexo e aniversário. Os dados são armazenados nos Estados Unidos e em Cingapura, assim como o TikTok.

O futuro do CapCut

Com informações de The Wall Street Journal.

Imagem: Capcut