O TikTok divulgou na segunda-feira (20) que a rede social de vídeos curtos alcançou a marca de 150 milhões de usuários ativos mensais nos Estados Unidos, um crescimento relevante em relação aos 100 milhões já registrados em 2020. O relatório chega a poucos dias do depoimento de Shou Zi Chew, CEO do TikTok, no Comitê de Comércio e Energia da Câmara, quando o diretor tentará apaziguar os esforços de senadores para banir o aplicativo do país. 

O que está acontecendo? 

Em setembro de 2021, o TikTok tinha globalmente mais de 1 bilhão de usuários mensais. A intenção com a divulgação dos números é comprovar a popularidade do aplicativo, principalmente nos EUA.  

À Bloomberg News, a secretária de Comércio, Gina Raimondo, disse que provavelmente haverá ramificações políticas caso a proibição do TikTok nos EUA se consolide. “O político em mim acha que você vai literalmente perder todos os eleitores com menos de 35 anos, para sempre.” 

tiktok
Imagem: Shutterstock

Vale pontuar que o Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos (CFIUS), poderoso órgão de segurança nacional, já recomendava em 2020 a alienação do TikTok por temores a respeito do compartilhamento de dados. O TikTok e CFIUS negociam sobre requisitos de segurança de dados há pelo menos dois anos.  

A rede social declarou em outra ocasião que já gastou mais de US$ 1,5 bilhão em rigorosos esforços de segurança de dados para alcançar as expectativas do órgão de Justiça americano. Ela também nega as alegações de espionagem.  

Shou Zi Chew irá comparecer perante o Comitê de Comércio e Energia da Câmara na quinta-feira (23). Segundo a Reuters, criadores de conteúdo e usuários da rede social também devem estar presentes para defender o não banimento do aplicativo.