Segunda-feira, Novembro 25, 2024
spot_img
InícioESPORTESTroca de comando no Palace evidencia crise nos projetos de Textor, dono...

Troca de comando no Palace evidencia crise nos projetos de Textor, dono do Botafogo

spot_img

A fase de John Textor, dono do Botafogo, não é boa. Em meio a críticas e risco de rebaixamento, o Crystal Palace, clube que tem o norte-americano como um dos sócios-proprietários, anunciou o experiente Roy Hodgson, de 75 anos, para a vaga de Patrick Viera. Não é o único projeto do dirigente a passar por problemas.

Ao contrário do Botafogo, o Crystal Palace não tem Textor como sócio majoritário. Mas o empresário vem sofrendo com críticas duras nos últimos meses. Torcedores chegaram a exibir faixas de protesto no estádio Selhurst Park, com uma mensagem clara: “não confiamos em você”.

A aposta do Palace na temporada passada foi no “novato” Patrick Vieira, lenda na Inglaterra e na França em seu tempo de jogador. O clube acabou em 12º lugar no primeiro ano do técnico e pouco evoluiu em 2022/23, com risco real de rebaixamento.

Ainda pior, o clube não só corre risco de cair, como não vence há 12 jogos, com quatro derrotas consecutivas. A escolha por Roy Hodgson, ex-técnico da seleção inglesa, foi alvo de muitas críticas da torcida e também da mídia inglesa. O principal problema do Palace reside em seu sistema ofensivo, algo que Hodgson não tem como uma de suas principais virtudes.

Momento instável

No fim do ano passado, o tradicional Lyon, da França, foi vendido para a holding Eagle Football, controlada por John Textor, que ficou com 77,49% do capital do clube. Desde então, os franceses têm buscado jovens promessas, mas os resultados em campo não têm sido dos melhores.

Se o Campeonato Francês terminasse hoje, o Lyon teria sua pior colocação final no século, com o décimo posto. De uma década para cá, o Lyon se estabeleceu com frequência entre as três melhores equipes da Ligue 1 mas, nas últimas quatro edições, contando a atual, possui as piores posições na tabela: Um nono lugar, um oitavo, um quarto e a campanha atual.

A fase atual não ajuda, com os Les Gones vindo de três empates seguidos. Com isso, a distância para os lugares que dão vaga nas competições europeias só tem aumentado. Até mesmo o quinta posição, que dá vaga na Conference League, já está longe do alcance – nove pontos de desvantagem.

Além dos resultados ruins, o início da jornada de Textor como mandatário do Lyon também trouxe polêmica. Isto porque o norte-americano enviou uma das revelações do Botafogo para a França. Depois de uma negociação incial por empréstimo, o Lyon acabou por comprar Jeffinho em definitivo. A venda não caiu bem para o torcedor botafoguense.

E por falar do clube de General Severiano, a situação do time carioca também não é das mais fáceis. Depois de se manter na elite do futebol brasileiro depois de subir da Série B, o Botafogo entrou em 2023 com boa expectativa, mas já começou o ano patinando.

No Campeonato Carioca, o Botafogo tinha a possibilidade de classificação em suas mãos. Na rodada final, diante da Portuguesa, bastava uma vitória para avançar às semifinais da disputa. Porém, o Fogão ficou apenas no empate e acabou relegado a disputa da Taça Rio.

Depois de sua entrada no futebol com o RWD Molenbeek, da segunda divisão belga, Textor precisa lidar com as expectativas de clubes com torcidas apaixonadas e exigentes. Ao menos no momento, Palace, Lyon e Botafogo têm dado dores de cabeça ao investidor norte-americano. Bem-vindo ao futebol.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img