Imagens geradas por Inteligência Artificial mostram o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump algemado e cercado por polícias. As fotos foram produzidas por Eliot Higgins, fundador do grupo de jornalismo investigativo Bellingcat, através do programa Midjourney, e se espalharam pelas redes sociais.
Apesar de serem falsas, as imagens foram publicadas por Higgins após a declaração de Donald Trump de que poderia ser preso pela justiça dos EUA nesta terça-feira (21). Apoiadores e a oposição do republicano compartilharam as fotos como se fossem verdadeiras.
Entenda a suposta prisão de Trump
Donald Trump não chegou a ser indiciado por nenhum crime pela justiça estadunidense, mas pode: o ex-presidente responde por um processo da atriz pornô Stormy Daniels, por um suborno em 2016.
Prisão e as imagens artificiais
As imagens viralizaram nas mídias sociais como se fossem verdadeiras, logo após publicações de Donald Trump de que poderia ser indiciado e preso. Ele se pronunciou na rede Truth Social.
Sem que nenhum crime possa ser provado, na terça-feira da próxima semana [serei preso]. Protestem, tomem nossa nação de volta!
Donald Trump
Com a popularização das imagens geradas por inteligência artificial, plataformas sociais têm trabalhado em serviços de moderação, mas, sem o aviso, as fotos podem ser tomadas como reais.
O post de Higgins foi compartilhado como real, mas tem falhas aparentes.
Com informações de The Philadelphia Inquirer
Imagem: Drop of Light/Shutterstock
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários