Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Sem sufoco, mas com o mesmo desfecho… Avaí de Alex repete fracassos de 2022

22/03/2023 às 08:04
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O início de uma nova trajetória é feito de aprendizado e percalços. Alex tem no Avaí sua primeira experiência como técnico no profissional e, nesse curto caminho, já conheceu a cobrança por resultados imediatos.

Nesta terça-feira (21), pelo Campeonato Catarinense, o Leão da Ilha ficou em nova igualdade no clássico com o Criciúma e acabou eliminado em longa disputa de pênaltis. O Tigre levou a melhor, por 14 a 13, e Alex Souza enumerou os erros de sua equipe no duelo.

“Jogamos os primeiros 15 minutos em bom nível, com controle. Depois eles cresceram. Erramos muito, não conseguimos sustentar a bola na frente, e o Criciúma, bem treinado, conseguiu levar vantagem. Com a qualidade que tem, fez melhores escolhas e buscou bons espaços no jogo”, reconheceu Alex.

A eliminação diante do Criciúma não foi a primeira decepção do Avaí sob o novo comandante. Pela primeira fase da Copa do Brasil, o Leão viajou até Pernambuco e foi superado pelo Retrô, equipe da quarta divisão. Fernandinho, ex-Flamengo e São Paulo anotou o gol da classificação.

“As análises são feitas em cima dos resultados e eles não são bons. O nosso trabalho no dia a dia eu avalio de forma positiva e estou satisfeito. Tivemos o baque da Copa do Brasil, vamos carregar esse peso. Agora é sentar, planejar a sequência, e pensar na Série B”, apontou Alex.

Sem vencer há quatro jogos e com duas eliminações na conta, o Avaí de Alex já é alvo das críticas. Até aqui, em 13 partidas, o retrospecto do técnico é de cinco vitórias, três empates e cinco derrotas

A defesa tem sido o calcanhar de aquiles neste início de temporada. Já são 17 gols sofridos nesse período, uma média de 1,21 gol/jogo. O duplo empate nas quartas com o Criciúma ainda acabou por aliviar nessa média.

Se levarmos em consideração o início de 2022 do Avaí, ano onde ainda acabaria por ser rebaixado no Brasileirão, 2023 tem tem sido mais competitivo. No estadual, o Leão da Ilha já dava indícios de que teria ano dos mais complicados. Longe da briga pela classificação ao mata-mata, o Avaí lutou contra o rebaixamento até a última rodada, e escapou com um triunfo sobre o Hercílio Luz.

Já pela Copa do Brasil, assim como neste ano, a decepção veio no início da disputa. Pela segunda fase, em plena Ressacada, o Avaí acabou derrotado pelo Ceilândia, da Série D, com gol nos acréscimos.

O início de Alex, portanto, pode ser encarado de duas maneiras. Ou uma nova decepção, ou um processo de reconstrução que o Avaí vai ter de passar. Se tudo tem um princípio, meio e fim, o resultado é a única garantia de um ciclo duradouro no futebol.

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias