Longe da “tranquilidade” de Renato Paiva, os torcedores acompanham com apreensão o início de trabalho do treinador e do novo projeto do Grupo City. Depois de um momento de muita pressão e crise de resultados, o Bahia deu resposta positiva nos últimos dois jogos, e uma dupla no ataque ganhou destaque. Everaldo e Biel são os candidatos a artilheiro e garçom desta etapa que começou em 2023 no Esquadrão.
A vitória desta quarta-feira sobre o CRB não valeu classificação na Copa do Nordeste, mas vencer era necessário para passar o sinal de evolução no trabalho de Renato Paiva. O técnico luso foi recebido em Salvador como uma aposta promissora para tocar o novo projeto, porém rapidamente caiu no desgosto da torcida, em grande parte por conta de uma sequência de goleadas sofridas em curto espaço de tempo: 3 a 0 para o Fortaleza, 6 a 0 para o Sport e 4 a 0 para o Itabuna.
O Itabuna, inclusive, ameaçou a classificação do Bahia à final estadual ao vencer por 1 a 0 no jogo de ida da semifinal. O 4 a 1 no último sábado foi a resposta tricolor para aliviar a pressão, seguida pelo 3 a 0 sobre o CRB na Copa do Nordeste. Everaldo, muito contestado pela torcida, foi autor de três gols nos duelos.
A contratação de Gilberto pelo Cruzeiro no início da temporada foi um balde de água fria para o torcedor do Bahia. A necessidade de reforços no setor era evidente. Mas a aposta do clube foi em Everaldo, e o início do atacante não foi dos mais animadores. A comparação com o ex-atacante, um dos maiores artilheiros da história recente do Bahia, pesou ainda mais na pressão sobre ele. A sequência goleadora atual de Everaldo é uma das melhores novidades para o Esquadrão neste período de preparação para o Brasileirão.
Há 10 dias atrás, Everaldo contava com apenas três gols pelo Tricolor, com uma seca de sete jogos sem marcar, repetindo a série negativa de seu início no clube. Contra o Fluminense-PI, o atacante encerrou a seca e marcou o gol no empate em 1 a 1, um resultado insuficiente para evitar a eliminação na Copa do Nordeste. Antes disso, tinha dado assistência para Biel na vitória magra sobre o Camboriú, talvez a mais importante da temporada, na Copa do Brasil. Agora, já são sete gols: mais dois contra o Itabuna, com classificação para a final estadual, e outro contra o CRB.
Everaldo, vindo de três temporadas no Kashima Antlers, do Japão, enfim assumiu o posto para o qual foi contratado. É o artilheiro do Bahia em 2023, com 7 gols, além de contar com duas assistências. Ainda pouco para apagar a má impressão inicial – cinco dos seus gols foram de pênalti – mas o suficiente para dar esperanças de um ataque eficiente no restante da temporada.
Ao contrário de Everaldo, Biel se encaixou rapidamente no Bahia. O atacante foi dos poucos que escaparam de críticas mais pesadas do torcedor. De seus pés parecem sair os melhores momentos do time de Renato Paiva na temporada, e também as assistências para gol. São cinco no total, que o colocam como o “garçom” do elenco. Com mais cinco gols, o ex-jogador de Grêmio e Fluminense é o líder também em participação em gols.
Em abril, o Bahia fará seu retorno a elite do futebol brasileiro. Vai precisar dos gols de Everaldo e do talento de Biel, mas também de muito mais se quiser finalizar o ano sem problemas. Entre altos e baixos, reforços como Jhoanner Chavez, Acevedo e Cauly vão se firmando no elenco, o último já nas graças da torcida apesar das desconfiança inicial. Ainda é cedo para dizer que o time está preparado para a Série A. Ao menos as goleadas trocaram de lado nos últimos dois jogos, o que é no mínimo uma boa mensagem, e que pode trazer alguma tranquilidade real para Renato Paiva continuar seu trabalho.
Fonte: Ogol
Comentários