Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Metrô de SP anuncia liberação das catracas sem cobrança de tarifa

Metrô de SP anuncia liberação das catracas sem cobrança de tarifa

Cabine de uma composição de metrô de SP

Desde 0h de quinta-feira (23), os metroviários de São Paulo entraram em greve por tempo indeterminado. A greve continua na manhã de hoje, no entanto, o sindicato já determinou o retorno imediato das operações.

Segundo as informações da Folha e da entidade, o Metrô deve continuar funcionando com catraca livre, ou seja, sem cobrança de tarifas.

O que sabemos até aqui

Lateral de metrô de SP
Greve no Metrô de SP começou no início desta quinta-feira (23). Imagem: Reprodução/ANP Trilhos

“O metrô vai funcionar através de catraca livre. Nosso objetivo não é prejudicar ninguém. Nosso objetivo é lutar pelos nossos direitos, o pagamento do abono compensatório e a contratação de funcionários”, acrescentou a presidente do Sindicato dos Metroviários.

Já o vice-presidente da entidade, Narciso Fernandes Soares, disse que ainda hoje deve acontecer uma nova reunião que decidirá os próximos passos da greve. “Queremos que o Metrô negocie com a categoria, atenda os desejos da categoria”, informou.

O que levou à greve?

Reivindicações

O sindicato reivindica o abono para repor o não pagamento das PRs (participação nos lucros) de 2020 a 2022. A negociação começou em 11 de janeiro e se estendeu por cinco encontros. A categoria escolheu esperar pela conciliação, até a noite desta quarta.

Em assembleia, 51,83% dos profissionais votantes apoiaram a greve, enquanto 45,21% não apoiou e 2,96% se absteve.

Com informações da Folha e G1

Fonte: Olhar Digital

Comentários