Marte é o único planeta do Sistema Solar, além da Terra, que apresenta variações climáticas. Ou seja, seu ano (que tem 687 dias de duração) é dividido, assim como aqui, em quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. 

Enquanto na estação mais fria as temperaturas chegam a -120ºC, conforme relatado recentemente pelo Olhar Digital, no verão elas podem chegar a 20ºC (a mesma temperatura média anual do estado de São Paulo, por exemplo).

Assim como a Terra, Marte tem gelo nos polos. Imagem: BT Image – Shutterstock

Nosso vizinho vermelho é o quarto planeta mais próximo do Sol, depois de Mercúrio, Vênus e Terra. Sua órbita ao redor da estrela é bastante elíptica, o que explica a variabilidade na distância entre os dois. E é isso que causa a oscilação entre as temperaturas marcianas.

Marte contém gelo nos polos, que não é feito de água, mas de gás carbônico – o “gelo seco” (que é abundante na atmosfera do planeta). Esse gás congela no inverno e forma a neve carbônica, que se expande até quase alcançar o equador. Já no verão, com a elevação da temperatura, a camada branca recua para os polos.

Exatamente como acontece na Terra, quando é primavera no hemisfério norte, é outono no sul. Da mesma forma, quando é verão no norte, é inverno no sul. E vice-versa.

Abaixo, temos a duração das estações em Marte em dias marcianos (chamados de sóis) e terrestres, segundo dados da NASA:

Assim como na Terra, a obliquidade marciana determina as estações, mas, devido à grande excentricidade, os invernos no hemisfério sul são longos e frios, enquanto os do hemisfério norte são mais curtos e mais quentes.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!