A Jekta Switzerland afirmou na última terça-feira (21) que produzirá dez hidroaviões elétricos a pedido da Gayo Aviation, sediada em Dubai, nos Emirados Árabes. Essa será a primeira vez que a startup fabricará esse tipo de aeronave.
Segundo Gisle Dueland, presidente da Gayo, a empresa pretende usar os aviões para viagens sustentáveis de luxo e transporte para áreas remotas. As condições do acordo entre as empresas não foram reveladas, todavia, grandes hidroaviões com motor de combustão podem ser vendidos por mais de US$ 1 milhão.
Detalhes sobre os hidroaviões produzidos pela Jekta
O projeto da Jekta integra os de grupo de empresas que estão comprometidas em desenvolver aeronaves elétricas ou híbridas, de forma que atendam às metas climáticas de longo prazo da aviação mundial. A startup sueca Heart Aerospace também deverá fornecer aviões elétricos para a United Airlines e a Air Canadá.
As emissões de dióxido de carbono do turismo devem crescer 25% até 2030 em relação aos níveis de 2016 caso não haja mudanças, afirma a ONU. A Jekta pretende reduzir os custos operacionais em mais de 70% com suas aeronaves, quando comparado aos hidroaviões atuais.
Com informações de Reuters
Imagem destacada: Divulgação/Progressive Aerodyne
Fonte: Olhar Digital
Comentários