Nesta quinta-feira (23), é realizado o depoimento do CEO do TikTok, Shou Zi Chew, nos Estados Unidos. O executivo está depondo ao Comitê de Energia e Comércio da Câmara para evitar uma possível proibição da rede social no país.

Na audiência, autoridades abordam como a rede social é regulada, as práticas de segurança de dados da empresa, o impacto do TikTok para crianças e a relação da ByteDance, controladora do TikTok, com o Partido Comunista Chinês.

Confira abaixo a audiência ao vivo:

O início da repreensão ao TikTok nos EUA começou ainda no governo de Donald Trump. O ex-presidente chegou a anunciar o bloqueio da rede social junto do WeChat das lojas de aplicativos, mas a decisão foi suspensa pelo Departamento de Comércio do país.

A rede social voltou ao centro das discussões com uma nova proposta apresentada pelo senador Marco Rúbio, que alegou que a rede social envia dados de usuários do país ao Partido Comunista Chinês.

A repreensão país aumentou no final de dezembro com a confirmação que a rede social estava rastreando dados de jornalistas do BuzzFeed, Financial Times e Forbes.

Dias depois, os EUA confirmaram a proibição do TikTok em celulares de deputados. A medida foi seguida por outros países, como Reino Unido, Bélgica, EUA e Nova Zelândia, que determinaram a proibição da rede social nos dispositivos de autoridades do governo.

Antes de depor na audiência, Chew divulgou uma declaração de abertura à comissão abordando alguns pontos sobre as preocupações da comissão. Confira:

A ByteDance não é um agente da China ou de qualquer outro país. No entanto, pelas razões discutidas acima, você não precisa simplesmente acreditar na minha palavra. Em vez disso, nossa abordagem tem sido trabalhar de forma transparente e cooperativa com o governo dos EUA e a Oracle para projetar soluções robustas para lidar com as preocupações sobre a herança do TikTok.

Estamos acompanhando a audiência! Fique ligado para mais informações relevantes sobre o testemunho que pode banir o TikTok dos Estados Unidos.

Com informações de Yahoo e The Verge.

Imagem destaque: daily_creativity / Shutterstock.com