Há pouco mais de uma semana, a Axiom Space revelou os trajes que os astronautas da NASA vão usar nas missões Artemis à Lua. A vestimenta, que recebeu o nome de AxEMU (sigla para Unidade de Mobilidade Extraveicular Axiom), se baseia nos trajes xEMU, desenvolvidos pela própria agência. Neste link, você conhece todos os detalhes da roupa.
Na ocasião da revelação, o protótipo foi apresentado em azul, preto e laranja, contendo o logotipo da Axiom. Esse design chamou bastante atenção, ecoando o brilho escuro e elegante da Starship, da SpaceX, e lembrando os trajes espaciais de alguns filmes de ficção científica.
No entanto, não é bem dessa forma que eles serão confeccionados para a NASA: quando os astronautas das missões Artemis saírem pisarem na superfície lunar, mais de 50 anos depois que a humanidade esteve por lá pela última vez, eles estarão vestindo uma versão em branco desse uniforme.
Isso porque, segundo o site Business Insider, não é aconselhável vestir preto na Lua.
Por que os trajes espaciais usados na Lua devem ser brancos
Não é à toa que os uniformes dos astronautas do Programa Apollo, que levou 12 homens à Lua entre 1969 e 1972, eram brancos.
Em um ambiente hostil, sem atmosfera para protegê-lo da radiação solar, o gerenciamento de temperatura é fundamental para a sobrevivência. Sendo assim, os trajes espaciais precisam ser reflexivos e bem isolados para manter os astronautas frescos no brilho não filtrado do Sol.
A verdadeira aparência real do traje espacial da Axiom para a primeira missão Artemis tripulada e com pouso permanece um mistério. “A versão branca será fornecida diretamente à NASA”, disse a porta-voz da empresa, Meridyth Moore. “Estamos fornecendo uma frota de trajes espaciais de treinamento para serem entregues à agência até o fim de agosto”.
Ela disse que nem a NASA nem a Axiom têm uma data definida para apresentar os trajes oficiais ao público.
Fonte: Olhar Digital
Comentários