Conforme apurou uma investigação da Polícia Federal, o Primeiro Comando da Capital (PCC) tinha informações do Detecta, o programa de inteligência e monitoramento por câmeras do governo de São Paulo.

Nas mensagens de áudio obtidas pela polícia, um suspeito pede informações sobre uma viatura através do Detecta.

“Parceiro, precisava saber aonde (sic) esse carro andou [de] sábado até hoje. Consegue dar uma força pra mim pra vê no Detecta lá”, disse o suspeito.

O sistema foi implantado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2014. Ele foi desenvolvido pela Microsoft e se inspirou no Domain Awareness System, utilizado pela cidade de Nova Iorque.

Atualmente o sistema tem mais de 3 mil câmeras instaladas em cerca de 1.500 pontos do estado de São Paulo.

Como funciona?

O Detecta é um sistema integrador de informações que auxilia na tomada de decisões das polícias Militar, Civil e Científica em atividades operacionais e investigativas com:

Quais equipamentos integram o sistema

Na cartilha de adesão do sistema do Governo de São Paulo, são descritos alguns equipamentos que podem ser integrados ao Detecta. Confira:

Quais dados são armazenados no Detecta

O sistema usa funções de big data e business intelligence para integrar dados das polícias Civil e Militar, além de diversos bancos — como o Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

O Olhar Digital entrou em contato com o Governo de São Paulo, segue a nota:

A Secretaria da Segurança Pública determinou a investigação rigorosa dos fatos pela Polícia Civil. O inquérito policial foi instaurado pela 4ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), do Deic, que apura o crime de invasão de dispositivo informático. Se confirmada qualquer irregularidade, o responsável será levado à Justiça, onde será responsabilizado criminalmente.

Com informações de Governo do Estado de São Paulo (1 e 2) e UOL.

Imagem destaque: Reprodução Governo do Estado de São Paulo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!