E tivemos mais um capítulo da contenda entre Elon Musk e Sam Altman, CEO da OpenAI. Após o dono de Twitter, Tesla, SpaceX e Neuralink criticar o foco da dona do ChatGPT (“lucro máximo”, acusação feita dada a parceria bilionária com a Microsoft), a resposta veio em tom menos “educado”.

Em entrevista ao podcast “On With Kara Swisher” nesta quinta-feira (23), Altman afirmou que sua companhia permanece inerente à Microsoft. Inclusive, a gigante do Vale do Silício não possui assento no conselho da OpenAI, apesar de ser a principal financiadora da dona do ChatGPT.

Há cerca de um mês, Musk tuitou que a OpenAI virou “empresa de código fechado e lucro máximo, efetivamente controlada pela Microsoft”. Altman negou e disse que Musk sabe muito bem disso.

“Para dizer uma coisa positiva sobre Elon, acho que ele realmente se preocupa com um bom futuro com AGI”, afirmou o CEO da OpenAI. AGI significa, em português, Inteligência Artificial Geral, uma IA tão avançada que é capaz de pensar como os seres humanos.

Além disso, Altman afirmou que o dono do Twitter “é um idiota” e tem estilo que não é o que ele adotaria para si, mas com boas intenções. “Acho que ele realmente se importa e está se sentindo muito estressado sobre como será o futuro para a humanidade”, finalizou o criador do ChatGPT.

Sam Altman ainda indicou que a Swisher vem mensurando os riscos da IA da OpenAI, e garantiu haver sempre análise entre benefícios e ameaças antes de liberar o produto ao público.

“Não acho que seria bom para nós abrir o código GPT-4, por exemplo. Acho que isso causaria algum estrago no mundo, ou pelo menos há uma chance disso. Não podemos ter certeza que não”, concluiu.

Elon Musk ainda não respondeu ao comentário mais “ríspido” de Sam Altman. Vamos ficar atentos aos próximos episódios desse embate.

Imagem destacada: Divulgação