A Ford forneceu atualização nesta sexta-feira (24) sobre a construção de seu enorme novo complexo de fabricação de veículos elétricos no oeste do Tennessee, nos EUA, onde diz que construirá seu próximo caminhão elétrico, de codinome “Project T3”.

O chamado campus BlueOval City não ficará online até 2025, mas quando isso acontecer, a Ford disse que será um “mega campus” que abrigará instalação de produção de veículos para picapes da série F da Ford e uma divisão de montagem de baterias. Agora, a empresa diz que também servirá como a principal linha de produção de seu próximo caminhão elétrico.

Os detalhes ainda são escassos, mas o novo caminhão ficará ao lado de um Ford Explorer elétrico apenas na Europa, bem como o Mustang Mach-E, o F-150 Lightning e a van E-Transit, enquanto a família de veículos elétricos da Ford começa a encher em meados da década.

O Projeto T3 é oportunidade única na vida para revolucionar o caminhão da América. Estamos combinando 100 anos de know-how de caminhões da Ford com veículos elétricos de classe mundial, software e talento aerodinâmico. Será plataforma para inovação e capacidade sem fim.

Jim Farley, CEO e presidente da Ford

Enquanto o F-150 Lightning é quase idêntico ao seu homônimo, o F-150 movido a gasolina, espera-se que o novo caminhão seja mais uma partida para a Ford, tanto no que diz respeito ao design quanto ao desempenho. Especificamente, haverá “aerodinâmica ativa e destacável”, de acordo com comentários feitos por Farley em entrevista em 2022.

A eficiência aprimorada provavelmente se traduzirá em alcance mais longo. O F-150 Lightning pode percorrer até 515 quilômetros, enquanto o Project T3 pode ir até 644 quilômetros com uma única carga.

“PJ O’Rourke uma vez descreveu as picapes americanas como ‘uma varanda traseira com um motor acoplado’. Bem, este novo caminhão será como o Millennium Falcon [nave da série de filmes Star Wars] – com varanda traseira anexada”, disse Farley em comunicado à imprensa.

A Ford planeja construir 500 mil caminhões elétricos por ano no complexo BlueOval City, com a produção programada para começar dentro de 30 meses, de acordo com Farley.

A empresa começou recentemente a aumentar a produção do Mustang Mach-Es, dobrando a montagem por hora em esforço para elevar sua taxa anual de produção para 210 mil unidades até o final de 2023.

A Ford também anunciou que reduziria os preços do Mustang Mach-E após o vendedor número 1 de EVs, a Tesla, também diminuir seus preços.

Enquanto isso, a produção do F-150 Lightning está a caminho de triplicar este ano, com a Ford visando taxa de produção anual de 150 mil até o final de 2023. A empresa está investindo US$ 2 bilhões em três fábricas em Michigan para aumentar a produção para o caminhão elétrico.

No Tennessee, assim como no Kentucky, a empresa está gastando bilhões de dólares para aumentar sua capacidade de fabricação de veículos elétricos. Ao todo, a Ford disse que gastaria US$ 11,4 bilhões com a SK Innovation, fornecedora sul-coreana de baterias, para construir rede de fábricas em todo o sul estadunidense.

Com informações de The Verge

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