Os carros estão cada vez mais tecnológicos e as pessoas investem cada vez mais em dispositivos eletrônicos e acessórios. Com isso, muitas montadoras buscam incrementar o lucro com receita recorrente vindo de assinatura de serviços.
Mas, o quanto os compradores de carros novos estão dispostos a investir nesse segmento? Segundo uma pesquisa da AutoPacific, a resposta é muito pouco.
A consultoria listou 11 recursos diferentes, como conectar-se à internet, jogar videogame, controlar dispositivos remotamente, fazer compras, assistir a vídeos na central multimídia, entre outros.
Resultados
A AutoPacific entrevistou consumidores que procuravam veículos com motor de combustão interna, híbridos e elétricos. O recurso mais desejável era a conexão à Internet com um ponto de acesso Wi-Fi com o custo de US$ 15 por mês (cerca de R$ 78 na conversão atual). Porém, apenas 30% das pessoas que procuravam comprar um carro novo disseram estar interessadas em pagar pela assinatura.
Quando divididos em grupos, a demanda por internet foi maior entre no segmento de carros híbridos (37%) e elétricos (32%). Nos carros à combustão, essa demanda foi de 28%. Para a empresa, isso ocorre pelo tempo ocioso dos motoristas durante o carregamento.
Embora não seja ideal, a bateria de um veículo elétrico requer um compromisso de tempo significativamente mais longo do que reabastecer um veículo de combustão. Felizmente, enquanto o veículo está estacionado, a tela da central multimídia é o lugar perfeito para o consumidor se manter convenientemente ocupado.
Robby DeGraff, analista de produtos e percepções do consumidor da AutoPacific
Como você pode ver no gráfico, o levantamento mostrou que outros serviços se saíram piores do que a conexão com internet. O último colocado foi para compras pela central multimídia, em que apenas um entre 10 motoristas estava disposto a pagar para usar.
Quando os dados foram separados por faixa etária, a AutoPacific descobriu que o grupo de 30 a 39 anos estava consistentemente mais interessado na assinatura de serviços:
Já a faixa etária de 60 a 69 anos estava menos interessada em qualquer uma dessas coisas. Apenas 10% gostariam de streaming de vídeo no carro, com videoconferência em 5% e jogos no carro em apenas 4%
Via Ars Technica.
Fonte: Olhar Digital
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