Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Gordon Moore, cofundador da Intel e criador da Lei Moore, morre aos...

Gordon Moore, cofundador da Intel e criador da Lei Moore, morre aos 94 anos 

Gordon Moore, cofundador da Intel

Intel
Imagem: Ascannio/Shutterstock

O cofundador da Intel, Gordon Moore, morreu na sexta-feira (24) aos 94 anos, conforme anunciou a fabricante de chips e computadores. Segundo comunicado, o empresário estava cercado por familiares em sua casa no Havaí no momento da partida.

Quem era Gordon Moore? 

A Lei Moore, conforme a Intel, previu que o número de transistores que poderiam ser colocados em um chip de silício dobraria em intervalos regulares (de dois anos) em um futuro próximo, aumentando assim exponencialmente o poder de processamento de dados dos computadores — o que de fato aconteceu! 

Intel
Imagem: Ascannio/Shutterstock

A previsão estimulou a revolução tecnológica de computadores e smartphones, movimentando todo o mercado — a Intel e rivais direcionaram agressivamente seus recursos de pesquisa e desenvolvimento para tornar a previsão realidade.  

A observação de Moore, e a consequente melhoria na tecnologia, tornou chips mais eficientes e baratos, impulsionando também a Internet e todo o Vale do Silício e suas big techs, como Apple, Facebook e Google.

“Circuitos integrados levarão a maravilhas como computadores domésticos — ou pelo menos terminais conectados a um computador central — controles automáticos para automóveis e equipamentos pessoais portáteis de comunicação”, escreveu Moore em seu artigo, duas décadas antes da revolução do PC e mais de 40 anos antes da Apple lançar o iPhone.

Atualmente, algumas rivais da Intel, como a Nvidia, acreditam que a Lei Moore não é mais válida devido às melhorias na fabricação de chips terem diminuído. No entanto, o atual presidente da Intel, Pat Gelsinger, acredita na contemporaneidade do artigo.

Fonte: Olhar Digital

Comentários