A Baidu anunciou nesta segunda-feira (27) que cancelou o webcast programado para lançar o Ernie Bot à mídia e público. Segundo a Reuters, a transmissão online foi alterada para uma reunião particular apenas com as empresas que estão testando o produto rival do ChatGPT

De acordo com comunicado da Baidu, a razão para o adiamento seria a necessidade de ajustes observados a partir da “forte demanda” de 120 mil empresas que se inscreveram para testar o bot. A companhia destacou que essa será a primeira de muitas reuniões. 

Após o anúncio de cancelamento, as ações da Baidu listadas em Hong Kong caíram até 4,5% nesta manhã. 

Imagem: shutterstock

Ernie Bot, o rival do ChatGPT da China 

O Ernie Bot, esperado chatbot baseado em inteligência artificial da Baidu, foi oficialmente lançado para o mercado no dia 16 de março em uma apresentação na sede da empresa, em Pequim. 

Embora agora tenha um forte bot de IA generativa que represente a China, a apresentação contou com informações limitadas e vídeos curtos de demonstração (característico de quem quis apressar o lançamento, visto que na mesma época a OpenAI, do ChatGPT, anunciou o GPT-4). 

O produto não correspondeu às expectativas do mercado, o que ficou refletido nas ações da gigante chinesa, que caíram até 10% na época. “Com certeza não podemos dizer que é perfeito. Então, por que estamos revelando isso hoje? Porque o mercado exige isso”, disse o CEO da Baidu, Robin Li, no dia do lançamento do Ernie Bot. 

A estreia do Ernie marcou a abertura de testes do produto por empresas que se inscreveram na plataforma.