Invicto na temporada, 15 jogos e nenhuma derrota, com oito vitórias consecutivas e finalista do Campeonato Paranaense. O Athletico faz justiça ao apelido e passa como um Furacão no estadual, que pode até ser um teste com desafios de menor porte, mas onde apresenta, neste momento, o melhor aproveitamento do futebol brasileiro em 2023.
Com 14 vitórias e um único empate, o Athletico tem aproveitamento de 95,5% dos pontos disputados na temporada. O clube é um dos três invictos entre os times da Série A, que inclui também América e Palmeiras. O Verdão, por sinal, também está invicto há 15 jogos, mas teve quatro empates no caminho, logo tem aproveitamento menor, de 82,2%.
Neste século, este início de temporada já representa um dos três melhores do Athletico. A maior invencibilidade em um começo de temporada foi em 2018, quando o clube passou os 19 primeiros jogos do ano sem perder. Aquele recorde do século, porém, veio com desempenho bem abaixo do atual, uma vez que naquele ano o time acumulou vários empates (8). Dez anos antes, em 2008, foram 17 jogos de invencibilidade.
Em um recorte do aproveitamento dos 15 primeiros jogos do ano, esta temporada é a de melhor aproveitamento. Em 2008, foram 13 vitórias e dois empates – um a mais que o desempenho atual. No entanto, há 15 anos, a mais valia foi ter vencido 12 jogos seguidos, o que representa a melhor série de vitórias do Athletico no Século XXI.
Sob o comando de Paulo Turra, ex-auxiliar de Felipão que assumiu o comando do time com a mudança do treinador para um cargo na direção, o Athletico apresenta muitas valias. O maior trunfo até aqui, por exemplo, é o ataque: é o 3º clube da Série A com mais gols em 2023 (37), dois a menos que o Goiás (39), e quatro a menos que o Fortaleza (41); e tem também a 2ª melhor média de gols por jogo (2,46), ligeiramente atrás do Cuiabá (2,5).
Até aqui, esse bom desempenho ofensivo acontece mesmo sem a presença frequente de um dos principais nomes do ataque. Vitor Roque, ausente da semifinal por representar a seleção brasileira contra o Marrocos, perdeu também jogos do início do ano pela presença no Sul-Americano Sub-20, competição, inclusive, que terminou como artilheiro.
A artilharia do Athletico Paranaense em 2023 é liderada por Pablo, com nove gols. O ex-são paulino foi notícia em oGol em fevereiro por viver seu melhor início de temporada da carreira. A responsabilidade de guardar as bolas na rede, porém, vem bem dividida, e 13 jogadores já anotaram, ao menos, um gol neste ano.
O contraponto sobre todo este ótimo início de ano do Athletico é, porém, a falta de desafios. Dos 15 jogos que disputou no ano, um único foi contra um adversário da elite nacional, o rival Coritiba, em jogo que terminou empatado. Entre os clubes da Série A, o Athletico é dos que menos enfrentou rivais da Série A, ao lado de Bahia e Fortaleza, que se enfrentaram pela Copa do Nordeste. Cuiabá e Goiás são os únicos que não jogaram contra clubes do Brasileirão, todos os demais fizeram, pelo menos, dois jogos.
Fonte: Ogol
Comentários