A Microsoft anunciou uma revisão radical do seu aplicativo Teams, prometendo torná-lo mais rápido e amigável ao usuário. A nova versão, que levou anos para ser desenvolvida, é construída a partir do zero e inclui melhorias significativas de desempenho.

Sumi Singh, CVP de engenharia do Microsoft Teams, disse ao The Verge que o novo aplicativo Teams é “mais rápido, simples e flexível do que nunca”. A nova versão de teste está disponível para empresas a partir de hoje, 27 de março.

O novo Teams é mais rápido, simples e flexível do que nunca. Fizemos grandes avanços em desempenho e usabilidade. O novo Teams é 2x mais rápido e usa 50% menos recursos.

Sumi Singh, CVP de engenharia do Microsoft Teams, em entrevista ao The Verge

Os esforços da Microsoft para melhorar o aplicativo Teams foram impulsionados pelo feedback dos usuários, que reclamavam que o aplicativo era lento e exigia muitos recursos. Singh reconheceu que a Microsoft teve que escalar o serviço para atender à enorme demanda de milhões de usuários ativos diários adicionados durante a pandemia, o que dificultou a melhoria do cliente existente.

O novo aplicativo Teams usa a biblioteca JavaScript React e a linguagem de design Fluent para melhorias na interface do usuário, resultando em melhorias significativas de desempenho. Além das melhorias de desempenho, o novo Microsoft Teams também inclui outros recursos muito úteis.

Por exemplo, ele permite aos usuários ver todas as suas contas e notificações em um único menu suspenso, eliminando a necessidade de sair das contas e alternar entre locatários para acessar diferentes instâncias do Teams. A Microsoft também melhorou a experiência de alternar entre diferentes contas do Teams em sua organização.

As reuniões agora o recurso de levantar as mãos para falar é abaixado automaticamente depois que a pessoa falou. O quadro branco agora inclui a capacidade de colar componentes Loop para tornar a colaboração ainda mais eficaz. Além disso, o aplicativo mudará automaticamente para o modo escuro, e a equipe introduziu imagens de perfil em grupo e temas.

microsoft teams
Imagem: Microsoft/Divulgação

A Microsoft está posicionando o novo cliente Teams como base para seu futuro trabalho com seu assistente Copilot e outros recursos com inteligência artificial para o Teams. As experiências com inteligência artificial exigem experimentação rápidas, e essa arquitetura prepara bem a Microsoft para isso.

A empresa já detalhou seus planos para o Copilot no Microsoft Teams, onde os usuários podem convidar o assistente de inteligência artificial para bate-papos em grupo, realizar tarefas como agendar reuniões ou aparecer em reuniões e bate-papos na barra lateral para ajudar com tarefas como resumos, recapitulações ou perguntas gerais.

O novo Teams está disponível em modo de teste para usuários comerciais hoje, mas há algumas lacunas na funcionalidade durante a versão de teste. As empresas não poderão acessar aplicativos de terceiros ou aplicativos de negócios na visualização, e algumas características avançadas de chamada, como filas de chamadas, estão ausentes.

Além disso, recursos avançados de reuniões ainda não estão disponíveis. A nova versão de teste do Teams está atualmente disponível apenas para usuários do Windows, mas a Microsoft diz que está trabalhando em uma versão melhorada para Mac.