A cápsula Soyuz danificada após um vazamento em seu sistema de refrigeração, supostamente causado pelo impacto de um micrometeorito, vai finalmente começar seu retorno à Terra na manhã desta terça-feira (28).

Em dezembro, a nave deveria ter saído da Estação Espacial Internacional (ISS) com três astronautas a bordo, mas o problema fez com que a tripulação precisasse permanecer mais tempo no espaço, com parte dos astronautas ficando lá até setembro deste ano e retornando com a Soyuz MS-23, após cerca de 9 meses no espaço. 

Com os astronautas já com data de retorno, a Roscosmos agora vai trazer a cápsula danificada de volta, o tempo foi necessário para que todo o componente de resfriamento que vazou saísse do compartimento. No retorno, a Soyuz chega sem tripulação.

“Cerca de 218 quilos de cargas, incluindo os resultados de experimentos científicos e equipamentos da ISS para análise ou reutilização, devem ser devolvidos à Terra na Soyuz MS-22”, disseram funcionários da Roscosmos de acordo com uma reportagem da TASS .(abre em nova aba).

O desacoplamento da ISS está marcado para às 6h57 (horário de Brasília) e vai ser transmitido online pela NASA TV. A cápsula, se tiver um retorno bem-sucedido, vai pousar no Cazaquistão por volta das 8h30. A nave vai voltar vazia pois, por conta do vazamento, não é possível garantir a segurança da tripulação em seu interior, ela só seria usada caso fosse necessária uma evacuação emergencial. Neste caso, uma operação garantiria o retorno de um dos astronautas na nave Crew-6, da SpaceX, para reduzir o risco de uma tripulação cheia em um dispositivo sem a totalidade de seu sistema de refrigeração para reentrada.

Vazamento na Soyuz direto da ISS

Imagem compartilhada no Telegram pela agência espacial russa, Roscosmos, mostrando o ponto de um vazamento de líquido refrigerador causado por um suposto choque de meteoroide. Crédito: Roscosmos via Telegram