Um estudo publicado no ano passado na revista Mediterranean Marine Science descreve a descoberta do que seria um tubarão-duende em uma praia na Grécia.
No entanto, a publicação gerou uma série de controvérsias envolvendo a apuração científica do achado e a possibilidade de que um brinquedo de plástico possa ter dado origem a toda a confusão.
Segundo o portal Fauna Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o tubarão-duende é um peixe que habita águas profundas e tem uma aparência que chama a atenção principalmente pelo focinho longo e achatado e a boca capaz de se projetar em direção à presa.
De acordo com o jornal The New York Times (NYT), essa espécie, de nome científico Mitsukurina owstoni, serviu de inspiração para as criaturas da franquia “Aliens”.
Folks https://t.co/ViIsSoEn3tpic.twitter.com/N7fM0OooIP
— Dr. David Shiffman (@WhySharksMatter) March 15, 2023
Dois anos depois que Giannis Papadakis fez uma foto do animal que encontrou na Grécia, a foto que ele tirou chegou a um grupo de cientistas que publicou os registros alegando ser a primeira vez que um exemplar da espécie era encontrado no Mar Mediterrâneo.
Uma série de dúvidas em relação ao estudo foram apresentadas por diversos pesquisadores. “Ele é pequeno demais. Suas guelras não aparentam estar abertas”, disse David Elbert, autor do livro Tubarões do Mundo. “Não parece nada natural”.
Em novembro de 2022, Elbert e um grupo de especialistas em tubarões publicaram um outro artigo contestando a descoberta inicial.
Pouco depois, uma imagem de um tubarão-duende de plástico – um brinquedo produzido por uma empresa italiana – começou a circular pelas redes sociais, aumentando ainda mais a desconfiança sobre o achado.
Nesta semana, os autores do artigo original se retrataram, admitindo existirem incertezas em torno da descoberta. Isso não descarta a possibilidade de haver tubarões-duendes nas águas do Mar Mediterrâneo – mas, não foi desta vez que um deles foi encontrado.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários