A GSMA Association, que representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo, apresentou um relatório otimista para a China: a tecnologia 5G será superior ao 4G LTE no país já no ano que vem.
Segundo o documento, as conexões 5G deverão atingir 1,6 bilhão de usuários chineses até 2030 — representando 88% dos aparelhos móveis.
A GSMA estima que o aumento da adoção do 5G na China beneficie a economia em 290 bilhões de dólares (cerca de R$ 1,51 trilhão) em 2030. Até lá, as operadoras deverão investir cerca de 291 bilhões dólares (R$ 1.52 trilhão) para os projetos destinados ao desenvolvimento e crescimento do 5G.
5G na América Latina
A GSMA também elaborou relatórios sobre outros lugares, como a América Latina. Nessa região, a adoção ao serviço deverá chegar a 11% da população até 2025 — um aumento considerável levando em conta que, atualmente, somente 1% utiliza essa tecnologia.
Na contramão do que é visto na China, enquanto o 5G não deslancha por aqui, o 4G continuará crescendo bastante na América Latina. Em 2021, houve uma alta de 59% no serviço. Para 2025, está prevista uma elevação de 70%.
Essa demora para popularizar o 5G é justificável. 36% da população latino-americana ainda não utiliza redes móveis. “Isso exige um esforço conjunto da indústria móvel e de seus parceiros”, afirmou a GSMA.
Com informações de Tele Sínese
Imagem: Reprodução
Fonte: Olhar Digital
Comentários