O serviço de nuvem do Google é excelente. Mas se você estiver buscando por alternativas ao Google Drive, elas existem aos montes. Porém, cada uma tem seus pontos fortes e fracos – como toda ferramenta.
A seguir, o Olhar Digital te mostra dez alternativas ao sistema de armazenamento em nuvem do Google. Em cada item, você vai entender como elas funcionam, bem como suas capacidades e principais vantagens.
Opções de armazenamento em nuvem que você vai conhecer:
Box
Entre as alternativas ao Google Drive, a principal vantagem do Box é sua integração com outros aplicativos de comunicação e produtividade. Por exemplo, você pode criar arquivos no Microsoft 365 (Word, PowerPoint, Excel etc) ou Google Workspace (Docs, Apresentações, Planilhas etc) e salvá-los na nuvem do Box de maneira direta. Além disso, o serviço tem integração com outros aplicativos empresariais, como Adobe Salesforce, Slack e Zoom. Ele oferece 10 GB de armazenamento, mas dá para chegar aos 100 GB no plano individual. Já os planos empresarias oferecem espaço ilimitado.
Dropbox
Já no Dropbox, seu diferencial é o armazenamento ilimitado. Porém, ele só está disponível nos plano profissional mais caro. Outras vantagens dos planos pagos são recursos que guardam históricos de versões dos arquivos e os recuperam, além do Dropbox Passwords (armazena senhas) e Transfer (envia arquivos pesados para fora da plataforma). Só que o serviço não é vantajoso para usuários que só pretendem usar o plano individual gratuito. Isso porque, neste, o serviço oferece míseros 2 GB.
FileCloud
O FileCloud é uma ferramenta de gerenciamento de arquivos voltado para empresas. A plataforma oferece segurança integrada e integração com Outlook e outros aplicativos de celular. Além disso, é uma das únicas alternativas ao Google Drive em que dá para aplicar autenticação de dois fatores à sua organização, bem como a contatos externos. Outra vantagem é você poder alocar quanto armazenamento desejar, sem custo adicional. Mas não tem plano gratuito, apenas “demo”.
iCloud Drive
No caso do iCloud Drive, ele é a melhor opção entre as alternativas ao Google Drive para quem usa aparelhos da Apple (iPhone, iPad, Mac etc), porque você o acessa com seu ID Apple. No plano gratuito, a empresa oferece apenas 5 GB de armazenamento, mas dá para expandir ao assinar o iCloud+, que é baratinho (a partir de R$ 3,50). Além de aumentar o armazenamento em nuvem, você pode usar domínio de e-mail personalizado e a ferramenta “Ocultar E-mail” (cria endereços aleatórios, configurados para encaminhar as mensagens ao seu e-mail).
iDrive
O iDrive tem interface intuitiva, ferramentas de backup e segurança com criptografia, além de autenticação em dois fatores. O plano gratuito oferece 10 GB de armazenamento, enquanto os pagos vão de 100 GB a 5 TB. A empresa ainda oferece descontos no primeiro ano de assinatura e para assinantes da nuvem do Google e/ou de outras alternativas ao Google Drive.
Internxt Drive
O destaque do Internxt Drive está na privacidade e segurança. Isso porque o serviço tem criptografia de nível militar, além de links de compartilhamento protegidos por senha. Ele também conta com integração à nuvem do Google e principais alternativas ao Google Drive (por exemplo, Dropbox, iCloud Drive e OneDrive). No plano gratuito, você tem 10 GB para usar, enquanto os pagos vão de 20 GB a 2 TB. Porém, os preços são salgados.
Mega
Entre as alternativas ao Google Drive, o Mega é o que mais oferece armazenamento de graça (20 GB). E os planos pagos oferecem backup automático e compartilhamento de arquivos com quem não tem conta na plataforma. Porém, a plataforma deixa a desejar na integração com outros aplicativos. Ou seja, você precisa fazer o gerenciamento “na mão” – isto é, baixar os arquivos (seja de onde for) para, então, fazer upload no Mega.
MediaFire
O MediaFire é outro serviço, entre as alternativas ao Google Drive, que oferece 10 GB de armazenamento gratuitamente – e de forma vitalícia. Assim como o Internxt Drive, o MediaFire tem segurança SSL e TLS, além de oferecer compartilhamento que expira em 30 dias. Já os planos pagos oferecem de 1 TB a 2 TB de espaço. No caso do primeiro, rola limite de 20 GB por documento.
OneDrive
Assim como o iCloud Drive é a melhor opção para quem usa Apple, o OneDrive é para quem usa Microsoft (no caso, Windows e Office 365). Isso porque sua vantagem principal está na integração. Por exemplo, o aplicativo para computador sincroniza pastas automaticamente. Mas o app também funciona bem no Mac, iPhone e celulares com Android. No plano grátis, você tem 5 GB para usar. Mas ao assinar o Office 365, por exemplo, esse armazenamento sobe para 1 TB. Ou dá para expandi-lo para 100 GB por um preço acessível (R$ 12).
pCloud
Por fim, o pCloud encerra esta lista de alternativas ao Google Drive. Ele é um serviço focado em segurança com criptografia. E, entre os citados até agora, é o único que oferece a opção de pagamento vitalício – isto é, uma única parcela. O valor é alto, mas você o desembolsa apenas uma vez. Porém, essa opção não rola para planos empresariais, que oferecem armazenamento ilimitado. Já quem quiser ficar no plano grátis, pode usar 10 GB de armazenamento. Mas vai precisar completar um tutorial do serviço e convidar amigos para a plataforma.
Entre as alternativas ao Google Drive citadas nesta lista, o Mega é o que mais oferece armazenamento de graça (20 GB). Porém, a plataforma deixa a desejar na integração com outros aplicativos.
Imagem de destaque: Pedro Spadoni / Olhar Digital
Fonte: Olhar Digital
Comentários